06

Out,2023

Sex


21H30

DURAÇÃO


duraç

Ver Preços

Rodrigo Leão + Carlos Maria Trindade

Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek

Johansson e Jelinek estão apostados em permitir que o jogo decorra livremente, conscientes que mesmo exercendo controlo nos seus gestos, emergem ao vivo outras camadas, a diferença na repetição que, por menor que seja, abre os espaços que, a eles, lhes interessam, e que são aqueles territórios desconhecidos para os quais terão de pensar, em tempo real, possíveis cartografias.

Há uma espécie de tensão pela qual Johansson e Jelinek parecem estar interessados em permanecer, mais do que resolver. Puls-Plus-Puls é o título dos seus dois discos editados até ao momento, ambos gravados ao vivo, e o facto de manterem o mesmo título em dois registos separados por 3 anos (o primeiro data de 2017 e o segundo de 2020) indica que, mais do que uma possível solução ou resultado final perfeitamente fechado, é mesmo a “pergunta” que os move. Afinal, estamos a falar de “pulsação + pulsação”, não de um confronto ou de uma anulação das diferenças entre os ritmos produzidos pelo humano e pela máquina. É o jogo de diferenças e o terreno comum que produz o fascínio deste trabalho. 

Felizmente para nós, a música nunca soa como se estivéssemos perante um programa de investigação. Há questões de partida, isso parece evidente, mas Johansson e Jelinek estão apostados em permitir que o jogo decorra livremente, conscientes que mesmo exercendo controlo nos seus gestos, emergem ao vivo outras camadas, a diferença na repetição que, por menor que seja, abre os espaços que, a eles, lhes interessam, e que são aqueles territórios desconhecidos para os quais terão de pensar, em tempo real, possíveis cartografias.

 

Sven-Åke Johansson esteve profundamente envolvido na cena jazzística alemã durante a década de 60 e 70, sendo presença em discos fundamentais liderados por músicos como Peter Brötzmann, Manfred Schoof, and the Alexander von Schlippenbach. Apesar disso, nunca se manteve confinado a uma só disciplina artística, abraçando as artes plásticas, o cinema e as peças radiofónicas. Ao longo das décadas, manteve uma presença constante em variados círculos artísticos, sem nunca perder a autonomia em relação a todos eles.

Jan Jelinek tem vindo a trabalhar, nas últimas duas décadas, numa abordagem particular à música popular. Recorrendo à eletrónica, dedica-se à construção de colagens a partir de pequenas partículas sonoras. Editando em nome próprio e sob vários pseudónimos (Ferben, Ursula Bogner, Gramm, entre outros), possui uma longa discografia que, a partir de 2017, encontrou na sua editora Faitiche o canal perfeito de disseminação.



Data

06, Outubro 2023

Horário

21H30

Duração

duração 1h00 (aprox.)

Faixa etária

M6

Preço

€8

€6

Local TAGV

Bateria Sven-Åke Johansson

Eletrónica Jan Jelinek

Produção Jazz Ao Centro Clube 

A apresentação de Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek é feita em parceria com o Out.Fest (Barreiro, Portugal)

Fotografia Udo Siegriedt