uma edição singular, num tempo que não lhe fica atrás
Desde 2010, o Festival Encontros de Novas Dramaturgias (END) procura pensar e dar a conhecer novos textos (na sua mais ampla aceção) para teatro, dança e outros géneros performativos. As edições anteriores promoveram cerca de 55 autores, maioritariamente portugueses, através de uma programação composta por seminários, conversas, conferências, residências e oficinas de escrita, leituras encenadas, apresentações de obras publicadas e de espetáculos. O Festival tem oferecido assim um lugar de destaque aos seus autores para partilharem – através dos seus formatos e dias – a sua prática artística e literária com os mais diversos públicos. Ao longo de uma década, o Festival END reuniu centenas de escritores, artistas, e alunos e professores de quinze instituições do ensino artístico profissional e superior, para participarem ativamente nas suas iniciativas. Criada em plena crise pandémica, esta 5.ª edição procura dar a conhecer a espetadores-leitores obras de teatro, dança e performance que foram criadas entre os finais de 2019 a 2021, no contexto de um festival que assume excepcionalmente a sua existência em livro.
O Festival-Livro é apresentado nos dias 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2021 nas cidades coprodutoras do projeto, no Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Teatro Viriato (Viseu) e n’A Oficina (Guimarães) respetivamente, e conta com a presença de alguns cúmplices que permitiram a existência de uma 5.ª edição tão singular, num tempo que não lhe fica atrás.
17 fevereiro 18h00 Palco TAGV
Lançamento do Festival END
com Fátima Alçada (A Oficina), Fernando Matos Oliveira (TAGV), Mickaël de Oliveira (Festival END), Patrícia Portela (Teatro Viriato)
17 fevereiro 19h00 Palco TAGV
Conversa sobre o processo de residência de escrita
“Volta Para a Tua Terra” para o Festival END em livro
com Keli Freitas
19 fevereiro 15h30 Light On Light Ruas de Coimbra
performance/audiowalk
De Carminda Soares
“Light on Light” convoca o espectador para uma corrida em grupo que começa dentro de um teatro e avança pela rua. Esta corrida é conduzida por um jogger e acompanhado por uma peça áudio que passa nos headphones de cada espectador. Partindo de uma voz intimista, falada ao ouvido, o espectador é assim levado ao confronto com o espaço urbano fazendo alternar a sua atenção entre a consciência do seu corpo, os seus pensamentos e o exterior que este corpo atravessa. “Light on Light” investe na ideia de movimento como ação essencial ao pensamento, num confronto constante entre corpo e cidade, movimento e imobilidade, vida e morte.
* max. 20 espectadores equipados com roupa e calçado confortável para corrida. Cada participante deve trazer um dispositivo móvel, para o qual possa fazer download do ficheiro áudio disponibilizado on-line, e auscultadores próprios.
duração aprox. 40 min.
€5, €3,5 c/desc.
Data
17, Fevereiro 2022
19, Fevereiro 2022
Horário
18H00, 19H00
15H30
Duração
—
Faixa etária
—
Preço
—
direção artística e editorial Mickaël de Oliveira
autores Abel Neves, Beatriz Brás, Bruno Tackels, Carminda Soares, Daniel Gamito-Marques, Diego Bragà, Filipa Valente, Henrique Furtado Vieira, João dos Santos Martins, José Maria Vieira Mendes, Jorge Palinhos, Keli Freitas, Lígia Soares, Luís Araújo, Mariana Dixe, Miguel Castro Caldas, Patrícia Portela, Pedro Eiras, Ricardo Cabaça, Rogério Nuno Costa, Rui Pina Coelho, Sara Carinhas, Sónia Baptista, Sofia Dias e Vítor Roriz, Tânia Carvalho, Tiago Cadete, Sílvia Pinto Coelho (em diálogo com Leonor Barata e Fernanda Eugénio)
assessoria artística e editorial Patrícia Portela
assessoria editorial e revisão Isabel Garcês
produção Colectivo 84
coprodução A Oficina (Guimarães), Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Teatro Viriato (Viseu)
projeto financiado República Portuguesa – Cultura/DGArtes Direção-Geral das Artes
apoio PRADO
parceria Oskar & Gaspar
agradecimento Rebeca Leite, Patrizia Romani, Salim Mahhou, Susana Chicó