Louis Malle, conhecido pelos seus filmes ecléticos, caracterizados pelo realismo emocional e simplicidade estilística
Depois das colaborações com Cousteau, Fim-de-Semana no Ascensor/Ascenseur Pour L”échafaud foi a estreia de Louis Malle na longa-metragem de ficção. Uma estreia coroada de sucesso, a que não faltou a atribuição do Prémio Louis Delluc. Através de uma intriga policial desenvolvida em ambientes “à americana” (para o que muito contribui a música de Miles Davis), Malle deixava aqui a certeza de que o “novo cinema” estava prestes a chegar.
— Cinemateca Portuguesa
Conhecido pelos seus filmes ecléticos, caracterizados pelo realismo emocional e simplicidade estilística, Louis Malle foi assistente de Robert Bresson, e partilhou a realização com o explorador subaquático Jacques-Yves Cousteau. A sua primeira longa-metragem é um dos filmes mais consagrados e reconhecidos da sua carreira, Fim-de-Semana no Ascensor (1958), uma colaboração com o romancista Rogier Nimier. Da sua obra destacam-se: Os Amantes (1958), Le Feu Follet (1963), O meu Jantar com o André (1981), Vanya on 42nd Street (1994), entre outros.
Data
22, Outubro 2018
Horário
21H30
Duração
1h30
Faixa etária
M/12
Preço
€2,5 Especial Festa do Cinema
Local Auditório TAGV
Com Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly
Origem França, 1958
Ciclo Cinema à Segunda/Os Grandes Mestres do Cinema Francês