o convidado desta sessão é José Maria Vieira Mendes
No ano letivo 2022/23, o Visões Úteis desenvolveu a primeira edição de uma atividade intitulada Fogo de Campo. Trata-se de um projeto de transferência de conhecimento da academia e do setor profissional para as escolas de artes. A ideia básica é simples e passa por garantir que o conhecimento construído atinge a geração para a qual pode fazer a diferença.
A primeira edição teve como parceira a Escola Profissional da Jobra, que recebeu o João Nunes Monteiro, Victor Hugo Pontes e Rogério Nuno Costa, por entre questões associadas ao ensino e acesso à profissão. A coordenação da atividade foi da Carlota Castro, mestre em Estudos Artísticos pela FLUC e (na altura) assessora da Direção Artística do Visões Úteis.
A segunda edição acontece já neste ano letivo em curso (2023/24), tendo como coprodutores o Teatro Académico de Gil Vicente e o LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra.
A coordenação da atividade pertence a Joana Ferrajão, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Estudos Artísticos; curso a que particularmente se dirige esta atividade. Em 2022, a Joana colaborou, como intérprete, numa criação do Visões Úteis, e entretanto tem desenvolvido atividade como programadora, dramaturga, encenadora e atriz, sendo artista convidada do VU, em 2024 e 2025.
E porque nesta primavera se cumprem os 50 anos de abril, pareceu-nos bem acrescentar mais uma camada a esta fogueira, fazendo regressar uma dupla inesquecível da história do VU: o músico e o dramaturgo que tentam estrear uma ópera alegadamente revolucionária: trans/missão, uma criação do VU estreada em 2015 e que entretanto correu o país de norte a sul, e se apresentou também em França, na Grécia e na Escócia. O espetáculo tem apresentação marcada, em Coimbra, no Teatro de Bolso do TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, para as 16h30 do dia 18 de abril.; esta sessão também integra a programação da segunda edição do Festival Peça-Palavra. Neste caso, também decorrer uma apresentação em parceria com a Universidade Lusófona, no Centro Universitário do Porto, às 16h30 de 17 de abril. — Visões Úteis
Os/as convidados/as: Amarílis Felizes (14 de março, 16h30, Real República Rapó-Taxó), José Maria Vieira Mendes (4 de abril, 16h30, Teatro Académico de Gil Vicente), Mónica Guerreiro (3 de maio, 17h00, Colégio de São Jerónimo).
Data
04, Abril 2024
Horário
16H30
Duração
1h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
entrada gratuita
Local TAGV
Projeto Visões Úteis
Coordenação Joana Ferrajão
Convidado José Maria Vieira Mendes
Coprodução Teatro Académico de Gil Vicente, LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra
Fotografia Filipe Ferreira