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Re: Antígona

A Escola da Noite e O Bando de Surunyo

desafiados em Coimbra pelo Teatro Académico de Gil Vicente, o Bando Surunyo e A Escola da Noite juntam-se para levar à cena Frágua de Amor, peça escrita por Gil Vicente, em 1524, para celebrar o casamento de D. João III com D. Catarina

Em Tordesilhas assina-se um contrato de casamento entre D. João III e D. Catarina, irmã de Carlos V, de Espanha. Para comemorar a união, é encomendado teatro a Gil Vicente. Apresenta em Évora a “Tragicomédia da Frágua de Amor”, festa sobre amor e mudança. Peregrinos e romeiros ouvem falar da fama dos reis e de como o amor os juntou. Cupido fugira da mãe Vénus para ajudar D. João III a conquistar o castelo maravilhoso, metáfora de Catarina. Vénus, deusa da música, com lágrimas transformadas em canções, procura o filho. Este inventou uma forja especial (a tal frágua) que prepara Portugal para um novo tempo. É uma máquina movida com a música dos planetas e dos gozos de amor, que transforma quem quiser em algo melhor. Refundir a portuguesa gente, diz-se. Vários se apresentam para a refundição: escravos negros, parvos, pagens, frades. Até a justiça quer ser reformada na frágua. Gil Vicente, pelo teatro, mostra como a justiça tem de ser reformada “para o resto não se perder”. Em 1524, talvez tenha entrado Gil Vicente e um grupo experimentado de companheiros. Aqui, em 2024, uma nova companhia se juntou, entre os atores d’A Escola da Noite e os músicos d’O Bando de Surunyo, para a festa que tudo transforma em nome do amor.

 

Ao longo de trinta anos de atividade continuada, A Escola da Noite construiu um repertório vicentino reconhecível, em torno de mais de uma dezena de peças do nosso maior autor. Uma Visitação, Farsa de Inês Pereira, Comédia sobre a divisa da cidade de Coimbra, Pranto, Juiz da Beira, Auto dos Físicos e, mais recentemente e ainda em cartaz, Embarcação do Inferno e Floresta de Enganos são apenas alguns dos espetáculos criados. O respeito pelo texto original conciliado com abordagens cénicas contemporâneas, bem como a exploração da fisicalidade e da musicalidade presentes nas palavras de Gil Vicente, são marcas que identificam a linguagem artística da companhia e, em particular, a matriz vicentina que reivindica para o seu percurso.

 

O Bando de Surunyo é um ensemble especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII. O grupo, cujo nome é retirado de um vilancico de negro seiscentista português, é uma frente interpretativa e laboratorial do projeto de investigação Mundos e Fundos da Universidade de Coimbra, um projeto multidisciplinar de estudo e divulgação de música ibérica dos séculos XVI e XVII. Assume como objetivo proporcionar ao público, através da música e da poesia, o contacto com a pluralidade, ecletismo e riqueza do pensamento e imaginário do renascimento e barroco europeus. O núcleo do grupo é composto por um octeto vocal (SSAT/SATB) e três instrumentos de baixo contínuo (viola da gamba, baixão e corda pulsada – viola de mão, guitarra barroca e/ou tiorba), podendo o efetivo ser expandido ou reduzido em função dos diferentes programas e repertórios interpretados. As suas produções estão concebidas para poderem incorporar uma componente cénica baseada na dança e gestualidade barroca.

Data

14, Novembro 2024

15, Novembro 2024

16, Novembro 2024

Horário

21H30

21H30

18H30

Duração

1h15

Faixa etária

M14

Preço

€7

€5 < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV

TAGV Early Bird / Desconto 50% aplicável em 10 espetáculos e 10 sessões de cinema até dezembro 2024. A campanha está em vigor de 9 a 20 de setembro e os bilhetes com este desconto só poderão ser adquiridos na Bilheteira TAGV/presencial

Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis

Local TAGV

Texto Gil Vicente 

Tradução dos versos em castelhano José Bento

Encenação António Augusto Barros 

Direção musical Hugo Sanches 

Interpretação Ana Teresa Santos, Carlos Meireles, Igor Lebreaud, Maria Quintelas, Miguel Magalhães, Mónica Camaño, Nuno Meireles, Ricardo Kalash, Sérgio Ramos

Música Eunice Aguiar (soprano), Irene Brigitte (soprano), Patrícia Silveira (alto), Carlos Meireles (tenor), Sérgio Ramos (baixo), Hugo Sanches (alaúde e guitarra), Xurxo Varela (viola da gamba), Carlos Sánchez (corneta e flauta), Rita Rodríguez (flauta)

Cenografia João Mendes Ribeiro,  Luisa Bebiano

Figurinos e adereços Ana Rosa Assunção

Desenho de luz Danilo Pinto 

Assistência de encenação Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães

Assistência de direção musical Carlos Meireles

Assistência dramatúrgica Nuno Meireles

Coprodução A Escola da Noite , O Bando de Surunyo, Artway, Centro Dramático de Évora, Centro Dramático Galego, Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Nacional São João no âmbito da Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses

Parceria Laboratório LIPA 

A Escola da Noite e a Artway são estruturas financiadas pela Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura. A Escola da Noite conta com o apoio do Município de Coimbra

Fotografia João Duarte

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Cidade

Natal Musical