desafiados em Coimbra pelo Teatro Académico de Gil Vicente, o Bando Surunyo e A Escola da Noite juntam-se para levar à cena Frágua de Amor, peça escrita por Gil Vicente, em 1524, para celebrar o casamento de D. João III com D. Catarina
Em Tordesilhas assina-se um contrato de casamento entre D. João III e D. Catarina, irmã de Carlos V, de Espanha. Para comemorar a união, é encomendado teatro a Gil Vicente. Apresenta em Évora a “Tragicomédia da Frágua de Amor”, festa sobre amor e mudança. Peregrinos e romeiros ouvem falar da fama dos reis e de como o amor os juntou. Cupido fugira da mãe Vénus para ajudar D. João III a conquistar o castelo maravilhoso, metáfora de Catarina. Vénus, deusa da música, com lágrimas transformadas em canções, procura o filho. Este inventou uma forja especial (a tal frágua) que prepara Portugal para um novo tempo. É uma máquina movida com a música dos planetas e dos gozos de amor, que transforma quem quiser em algo melhor. Refundir a portuguesa gente, diz-se. Vários se apresentam para a refundição: escravos negros, parvos, pagens, frades. Até a justiça quer ser reformada na frágua. Gil Vicente, pelo teatro, mostra como a justiça tem de ser reformada “para o resto não se perder”. Em 1524, talvez tenha entrado Gil Vicente e um grupo experimentado de companheiros. Aqui, em 2024, uma nova companhia se juntou, entre os atores d’A Escola da Noite e os músicos d’O Bando de Surunyo, para a festa que tudo transforma em nome do amor.
Ao longo de trinta anos de atividade continuada, A Escola da Noite construiu um repertório vicentino reconhecível, em torno de mais de uma dezena de peças do nosso maior autor. Uma Visitação, Farsa de Inês Pereira, Comédia sobre a divisa da cidade de Coimbra, Pranto, Juiz da Beira, Auto dos Físicos e, mais recentemente e ainda em cartaz, Embarcação do Inferno e Floresta de Enganos são apenas alguns dos espetáculos criados. O respeito pelo texto original conciliado com abordagens cénicas contemporâneas, bem como a exploração da fisicalidade e da musicalidade presentes nas palavras de Gil Vicente, são marcas que identificam a linguagem artística da companhia e, em particular, a matriz vicentina que reivindica para o seu percurso.
O Bando de Surunyo é um ensemble especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII. O grupo, cujo nome é retirado de um vilancico de negro seiscentista português, é uma frente interpretativa e laboratorial do projeto de investigação Mundos e Fundos da Universidade de Coimbra, um projeto multidisciplinar de estudo e divulgação de música ibérica dos séculos XVI e XVII. Assume como objetivo proporcionar ao público, através da música e da poesia, o contacto com a pluralidade, ecletismo e riqueza do pensamento e imaginário do renascimento e barroco europeus. O núcleo do grupo é composto por um octeto vocal (SSAT/SATB) e três instrumentos de baixo contínuo (viola da gamba, baixão e corda pulsada – viola de mão, guitarra barroca e/ou tiorba), podendo o efetivo ser expandido ou reduzido em função dos diferentes programas e repertórios interpretados. As suas produções estão concebidas para poderem incorporar uma componente cénica baseada na dança e gestualidade barroca.
Data
14, Novembro 2024
15, Novembro 2024
16, Novembro 2024
Horário
21H30
21H30
18H30
Duração
1h15
Faixa etária
M14
Preço
€7
€5 < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV
TAGV Early Bird / Desconto 50% aplicável em 10 espetáculos e 10 sessões de cinema até dezembro 2024. A campanha está em vigor de 9 a 20 de setembro e os bilhetes com este desconto só poderão ser adquiridos na Bilheteira TAGV/presencial
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local TAGV
Texto Gil Vicente
Tradução dos versos em castelhano José Bento
Encenação António Augusto Barros
Direção musical Hugo Sanches
Interpretação Ana Teresa Santos, Carlos Meireles, Igor Lebreaud, Maria Quintelas, Miguel Magalhães, Mónica Camaño, Nuno Meireles, Ricardo Kalash, Sérgio Ramos
Música Eunice Aguiar (soprano), Irene Brigitte (soprano), Patrícia Silveira (alto), Carlos Meireles (tenor), Sérgio Ramos (baixo), Hugo Sanches (alaúde e guitarra), Xurxo Varela (viola da gamba), Carlos Sánchez (corneta e flauta), Rita Rodríguez (flauta)
Cenografia João Mendes Ribeiro, Luisa Bebiano
Figurinos e adereços Ana Rosa Assunção
Desenho de luz Danilo Pinto
Assistência de encenação Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães
Assistência de direção musical Carlos Meireles
Assistência dramatúrgica Nuno Meireles
Coprodução A Escola da Noite , O Bando de Surunyo, Artway, Centro Dramático de Évora, Centro Dramático Galego, Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Nacional São João no âmbito da Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses
Parceria Laboratório LIPA
A Escola da Noite e a Artway são estruturas financiadas pela Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura. A Escola da Noite conta com o apoio do Município de Coimbra
Fotografia João Duarte