Um lugar onde o fim e princípio se confundem, o dentro e o fora se invertem, o centro e a periferia se misturam
Fom afterit was an Island [De longe era uma ilha] é o título de um livro para crianças do designer italiano Bruno Munari. Dramaturgicamente este trabalho não se apoia no livro de forma direta, mas aquilo que procuramos em termos de qualidade de presença, duração e atenção relaciona-se com os princípios que o livro trata. De longe, aquilo que os intérpretes dizem e fazem, aparenta fazer sentido. Há, nos seus deslocamentos, uma lógica – uma sensação de princípio, meio e fim – que reconhecemos nos nossos corpos e nos corpos com que nos habituamos a interagir. Mas à medida que o tempo avança, percebemos que eles não se dirigem para lado nenhum e que não representam nada mais a não ser as suas presenças. Não quer dizer que andem em círculos, mas que se deslocam para um lugar onde o tempo está suspenso e em expansão. Um lugar onde o fim e princípio se confundem, o dentro e o fora se invertem, e o centro e a periferia se misturam. Se formos bem-sucedidos (se encontrarmos esse lugar e o conseguirmos partilhar), cumprimos aquela que nos parece ser a única função de uma obra de arte: oferecer-se de forma a ser imaginada.
Data
25, Maio 2018
Horário
21H30
Duração
1h15
Faixa etária
M/12
Preço
€7
€5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias
Local Auditório TAGV
Conceito e direção João Fiadeiro
Codireção Carolina Campos
Performers e cocriadores Adaline Anobile, Carolina Campos, Iván Haidar, Julián Pacomio, Nuno Lucas
Espaço cénico Nadia Lauro
Espaço sonoro Jonathan Saldanha
Desenho de luz e direção técnica Leticia Skrycky
Dramaturgia Leonardo Mouramateus
Assistência figurinos Gabriela Forman
Objetos Bruno Bogarim
Estagiário Mauro Soares
Encomenda Alkantara Festival 2018
Coprodução Alkantara /Teatro D. Maria II (Lisboa), Festival DDD (Porto, Matosinhos e Gaia), Teatro Viriato (Viseu), Teatro Avenida (Castelo Branco), Centre National de la Danse (Paris)
Produção executiva RE.AL/Sinara Suzin
Difusão Something Great
Residências artísticas Atelier Real, Espaço Alkantara e Armazem 22
Projeto financiado por República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes
Apoio Câmara Municipal de Lisboa/Polo Cultural Gaivotas|Boavista
Agradecimento Annika Pannitto, Ethan Ocean Wong, Fabienne Wong, Kayde Anobile, Rita Quaglia, Jin Young Park, Ali Moini, Marta Morais, Teatro Nacional São Carlos, Teatro Maria Matos, Casa dos Tapetes FOFAL
Fotografia João Fiadeiro