oh my God Becky, look at her butt e seguimos fortes. Para rebolar. Para curar
Manifesto. Cru, rude, cheio. É um combate e um discurso sobre liberdade e opressão. Sobre o prazer e trauma.
É uma oração. A energia feminina e masculina dentro do corpo, como espaço de luta e vulnerabilidade.
Coloco o espaço pélvico na arena como centro de poder e, acima de tudo, como contador de histórias. Um corpo velho e muito novo, que se deixa atravessar sem parar. Um corpo que são muitos corpos, muitos tempos, muitos territórios, muitas danças.
Não há descanso, raramente houve. No ringue há Funk, Dancehall, Vogue, Samba. Há festa e revolução.
“Oh my God Becky, look at her butt” e seguimos fortes. Para rebolar. Para curar.
Piny é performer, coreógrafa, pesquisadora e professora de práticas mistas. Feminista intersetional, ativista, corpo de prazer e corpo político. Em 1999, começou o estudo de danças do Norte de África e suas fusões contemporâneas e, desde 2006, dedica-se em paralelo à cultura Hip Hop e Clubbing, através da dança (Breakdance, House, Waacking, Vogue) e Djing. Em 2006, co-fundou a crew feminina ButterflieSoulFlow (Break e Dj), em 2012 o coletivo Orchidaceae (Fusion Bellydance) e em 2019 o coletivo Vogue PT.Chapter (Ballroom). Com estes coletivos organiza eventos formais e informais, onde se cruzam linguagens e objetivos; festas, battles, jams, conversas, espetáculos e formações dedicadas à cultura urbana e às suas intersecções e cruzamentos. Leciona a nível nacional desde 2008 desde 2014 lecionou em festivais internacionais na Europa, Ásia, América e África. Licenciada em arquitetura e em dança contemporânea com uma pós-graduação em cenografia, FAUTL e ESD., Lisboa. Colabora como performer com diversos artistas em diferentes meios, tendo participado em concertos e videoclips (Sam the Kid, Nel Assassin, Philarmonic Weed, Deolinda, Mundo Complexo, Afrika Bambaataa, Batida, Ikokwe) e peças de dança contemporânea e teatro (Marco da Silva Ferreira, Vitor Hugo Pontes, Raquel Castro, Cristina Planas Leitão, Boris Charmatz, Filipa Francisco, Tânia Carvalho, Tiago Guedes).
Do seu trabalho artístico destaca a deambulação entre meios, o sonho e o prazer. Destaca o trabalho com o seu coletivo Orchidaceae e as suas últimas peças HIP. a pussy point of view, Periférico (em colaboração com Vhils), Entre o sonho e a realidade onde me sento e .G RITO.
Data
21, Abril 2023
Horário
19H00
Duração
50 min
Faixa etária
M16
Preço
€7
€5
descontos TAGV
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV (lotação limitada)
conceito, coreografia, performance & HIPzine Piny
sonoplastia Pedro Coquenão a.k.a. Batida
desenho de luz Carolina Caramelo
figurinos Veronique Divine, Piny
vídeo Maria Antunes
pesquisa de dança Blaya, Louise L’Amour, Catarina Branco, Stella Capapelo, Carina Russo, Ariane Magri, Sofia Franco
coprodução Teatro Municipal do Porto / DDD – Festival Dias da Dança
residências artísticas Teatro Municipal do Porto – Teatro do Campo Alegre, O Espaço do Tempo, Estúdio Victor Cordon – residências artísticas Selected performance for the 7th edition of PT.21 | Portuguese Platform of Performing Arts / O Espaço do Tempo
espetáculo integrado no Novas Cenas/Abril Dança Coimbra
coprodução Abril Dança Coimbra Teatro Académico de Gil Vicente, Convento São Francisco, Teatrão, A Escola da Noite