o critério dessa escolha? Um critério de pele, de intuição. Um emparelhamento de ideias de luz, escuridão, movimento, natureza
A partir, mas não só, do caderno de notas de Edith Sitwell, deambulação, pessoal, pelas obras de William Shakespeare. O critério dessa escolha? Um critério de pele, de intuição. Um emparelhamento de ideias de luz, escuridão, movimento, natureza. Sobre a natureza das obras e das personagens, sobre a justeza do eco das palavras que, ainda hoje, arrepiam caminho. A partir das notas e reflexões de outras mulheres sobre a obra do bardo, se desenha uma vontade, crítica.
Sónia Baptista é mestre em Coreografia e Performance pela Universidade de Roehampton em Londres. No conjunto da sua obra, explora e experimenta com as linguagens da Performance, Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Com tudo faz poemas dramatúrgicos, espectáculos e performances. Tem seis livros publicados.
2019 assinala a 4ª edição do Festival bianual Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END), que se junta novamente ao Teatro Académico de Gil Vicente, em articulação com outras estruturas culturais da cidade de Coimbra, para pensar e divulgar a criação de novos textos para palco. O Festival END apresenta, durante 3 dias, alguma da mais recente produção de dramaturgia em Portugal, respeitando a diversidade estética dos seus autores e convocando outros lugares onde também reside a literatura, como a performance ou a dança. A presente edição continua assim a dar conta e interrogar as várias dimensões da literatura nas artes do palco.
Data
27, Março 2019
Horário
19H00
Duração
1h00
Faixa etária
M/6
Preço
Entrada livre
Local Teatro Paulo Quintela/FLUC
Conceção, escrita, interpretação Sónia Baptista
Vídeo Raquel Melgue
Colaboração dramatúrgica Maria Sequeira Mendes
Luz Daniel Worm
Parceria Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Espetáculo integrado na 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Fotografia Vitorino Coragem
Conversa pós espetáculo
Coprodução END – Festival Encontros de Novas DramaturgiasTAGV, Colectivo 84