23

Mar

Sáb


16H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

Icária, Icária, Icária

Rui Pina Coelho

Icária, Icária, Icária: uma conferência performativa sobre um desejo chamado utopia e outros superpoderes

Em 1840, o escritor e filósofo francês, Étienne Cabet (1788-1856), um dos socialistas utópicos mais célebres do seu tempo, publicou Voyages and Adventures of Lord William Carisdall em Icarie (Viagem a Icária), um romance alegórico inspirado na Utopia de Thomas More, nas ideias de Jean-Jacques Rousseau e de Robert Owen (de quem Cabet foi discípulo). Nesta obra ficcional, encontramos uma personagem, o explorador Lorde William Carisdall, que descobre uma República, na Ilha de Icária, governada por Icar. O regime de Icar é assente em princípios igualitários, numa sociedade que dispensa a existência de dinheiro, a propriedade privada, tribunais, polícia ou crime; em que a ciência se aplica à agricultura e ao artesanato; em que a alimentação e a roupa são fornecidas gratuitamente a todos os cidadãos; em que a educação é universal e gratuita para todos os sexos; e em que uma biblioteca comunitária reúne livros cuidadosamente selecionados, entre outras propostas de cariz utópico.
Assim, com esta utopia criativa, Cabet criticava a ordem social da época e propunha a criação de uma comunidade agrária modelo, entendida como o ponto de partida para a transformação do mundo. O romance, muito popular entre os operários e artesãos parisienses, levou a que Cabet, na tentativa de colocar em práticas as suas teorias, se tenha mudado para os Estados Unidos da América, em 1848, fundando o movimento Icariano. A leitura e o estudo deste romance são o ponto de partida para o Projeto Icária.
Trabalho desenvolvido no âmbito da produção do TEP – Teatro Experimental do Porto e que animou a 2.ª edição dos Encontros de Dramaturgia (2023), produzido pelo Teatro Oficina e orientado pelo autor.

 

Rui Pina Coelho dirige o Centro de Estudos de Teatro da FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Coordena o volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia [título provisório] (TNDMII/Bicho do Mato, 2017). Coordenou o Laboratório de Escrita para Teatro, do Teatro Nacional D. Maria II, entre 2015 e 2019. Desde 2010, colabora regularmente com o TEP – Teatro Experimental do Porto, enquanto dramaturgo e dramaturgista.

Data

23, Março 2024

Horário

16H30

Duração

1h30

Faixa etária

M12

Preço

€3

Local auditório TAGV (lotação limitada)

De Rui Pina Coelho

Festival END — Encontros de Novas Dramaturgias

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Debate

Das Utopias às Distopias, a Imaginação Feliz e como se Desvaneceu