25

Jul

Sex


18H30

DURAÇÃO


1h00

Ver Preços

José de Portugal

Laboratório Viewpoints

esta apresentação é o resultado de uma semana de exploração coletiva dos Viewpoints de tempo e espaço e da capacidade de os manipular em conjunto, num constante diálogo entre a improvisação e a composição

Apresentação pública, em formato de Jam Session, do Laboratório Viewpoints, que junta artistas e estudantes de várias linguagens cénicas (teatro, dança, circo, música, performance) e pessoas interessadas em explorar uma linguagem de colectivo, a partir da percepção e da presença. Esta apresentação é o resultado de uma semana de exploração coletiva dos Viewpoints de tempo e espaço e da capacidade de os manipular em conjunto, num constante diálogo entre a improvisação e a composição. Neste dia, a sessão é aberta ao público em geral e terá audiodescrição, desenvolvida no âmbito do Laboratório.
Joana Pupo atriz e criadora, desde 2002, tem colaborado com diversos criadores e companhias, das quais destaca os trabalhos mais recentes com Marina Nabais Dança, Marlene Barreto, Companhia Caótica, Ritual de Domingo/Sónia Barbosa, Cem Palcos/Graeme Pullyen. Em 2021, estreia A GRAVIDADE DE UM PÁSSARO, com a qual inicia a Companhia Mente de Cão, com Pepa Macua e Catarina Sobral. Seguem-se TODAS AS COISAS EXTRAORDINÁRIAS/EVERY BRILLIANT THING e CURUPIRA TERNURA SELVAGEM em cocriação com Baileia. Desde 2010, tem lecionado disciplinas de Movimento e Interpretação e encenado em várias escolas, como ESTAL, IDS, CEM, EVOE, ESTC/IPL.  Mestre em Teatro/Movimento, pela ESTC/IPL. Licenciada em Filosofia, pela FCSH/UNL com a tese “o ator, o corpo e o sentido” com José Gil. Fez a sua formação como atriz em Barcelona no Estúdio Nancy-Tuñon e no TEUC. Em 2005, foi selecionada para a Ecole dês Maitres com Carlo Cecchi (IT), tendo colaborado com a EdM em mais duas edições, com Pippo Delbono (IT) e Enrique Diaz (BR). Segue os treinos Suzuki e Viewpoints, desde 2010, tendo estagiado nos EUA com Anne Bogart e no Japão com Tadashi Suzuki. 

 

Maria Ramos iniciou o seu percurso como bailarina em 1995, tendo trabalhado com criadoras da nova dança portuguesa, como Sofia Neuparth e Amélia Bentes. Mais tarde, na Alemanha e no Reino Unido, colaborou regularmente entre 2000 e 2009 com os coreógrafos Katja F.M. Wolf, Angus Balbernie e Janis Claxton, destacando-se como intérprete em produções apoiadas pela Tanzhaus NRW (Düsseldorf), Arnolfini e Tobacco Factory (Bristol), CCA Glasgow, San Francisco Dance Festival.
Desde 2006, desenvolve trabalho coreográfico autoral – 7pm/Rumour, Nerves, Um Certo Grau, Something Still Uncaptured e Árida – peças apresentadas em Portugal, Países Baixos e Buenos Aires. O seu trabalho foi apoiado por Korzo Theater, DGArtes, Fundação Gulbenkian, Festival DDD, CCB, DeVIR/CaPA, Espaço do Tempo, entre outros. O desenvolvimento destas criações contou com o diálogo artístico dos coreógrafos e artistas Clara Andermatt, Angus Balbernie e Antony Gormley. Em 2021, foi convidada a repor Something Still Uncaptured na mostra P de Dança – A Gulbenkian e a Dança em Portugal. Leciona e desenvolve o seu trabalho de investigação em dança em contextos de formação artística na Escola Superior de Dança e na ESAD.CR. Dirige o Laboratório Coreográfico no Forum Dança. É licenciada e mestre em Dança/Coreografia pela ArtEZ University of the Arts (NL). Foi aluna de figuras incontornáveis da dança pós-moderna – Lisa Kraus, Eva Karczag, Mary O’Donnell Fulkerson, Katie Duck (Magpie), Steve Paxton, Deborah Hay, Gill Clarke, entre outros. Mantém uma prática contínua de formação na área da dança contemporânea – Flying Low, Fighting Monkey e Gaga – articulada com treino regular em artes marciais. Colabora com Madalena Victorino e Joana Pupo em projetos de criação.

Data

25, Julho 2025

Horário

18H30

Duração

1h00

Faixa etária

M12

Preço

entrada gratuita
apresentação aberta ao público em geral, no palco do TAGV. Acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Sessão com Audiodescrição da responsabilidade de Catarina Sobral, no âmbito da pós-graduação em Audiodescrição para as Indústrias Criativas do ISCAP

Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois; encerrada aos sábados, domingos e feriados

Local Palco TAGV

Produção Mente de Cão

Fotografia Davide Costa