15

Mar

Sáb


21H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

Re: Antígona

XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra

a Semana Cultural da Universidade de Coimbra celebra o Dia da Universidade, que todos os anos se comemora a 1 de março dando a conhecer as múltiplas atividades desenvolvidas na Universidade de Coimbra (UC), integrando-as numa convocação comum e conjugando-as com uma programação diversificada em várias áreas culturais

A magia das palavras entrelaça-se com a música. A primeira parte destaca a beleza da declamação poética, enriquecida por fados que ecoam emoções profundas. Na segunda parte, a obra Lenda de Santa Comba Dão, de Luís Cardoso, ganha vida com a participação da Filarmónica de Santa Comba Dão e do Coro Misto da Universidade de Coimbra, numa interpretação vibrante. Uma celebração da poesia e da música que promete tocar os corações e elevar a alma, numa noite inesquecível de arte e cultura. — Tuna Académica da Universidade de Coimbra

 

A Semana Cultural da Universidade de Coimbra celebra o Dia da Universidade, que todos os anos se comemora a 1 de março dando a conhecer as múltiplas atividades desenvolvidas na Universidade de Coimbra (UC), integrando-as numa convocação comum e conjugando-as com uma programação diversificada em várias áreas culturais.
Em 2025, a XVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra parte do tema “Poesia”. Termo cunhado a partir do verbo que significa simplesmente ‘fazer’ ‘construir’ (poiein), a palavra poiesis designa, antes de mais, todo o tipo de ‘construção’ ou ‘criação’, embora se tenha vindo a especializar, já na Antiguidade e sobretudo a partir de Platão e Aristóteles, como forma de designar um produto intelectual elevado e definidor do caráter.
Num ano em que conflui a celebração de efemérides particularmente significativas para Portugal, para a Lusofonia e sobretudo para a Universidade de Coimbra — os 700 anos da morte do rei D. Dinis, os 735 anos da fundação da primeira universidade portuguesa pelo mesmo soberano e ainda os 500 anos do Nascimento de Luís de Camões —, eleger a Poesia como tema da XXVII Semana Cultural torna-se quase um imperativo cultural e ético.
Antes de mais por ser D. Dinis o Rei-Poeta, título que se justifica não apenas pelo contributo que deu à literatura, mas pela tenacidade criativa e construtora, que são afinal conceitos cobertos igualmente pelo termo poietes ou ‘poeta’.
Em seguida, porque desse impulso criador decorre a fundação da Universidade de Coimbra, também ela um ato poético em construção ininterrupta, no qual cada geração continua a inscrever renovados contributos à arte, à cultura e à ciência.
Finalmente, porque a celebração dos 500 anos do Nascimento de Luís de Camões, cujo arranque oficial ocorreu em Coimbra a 10 de junho de 2024, continuará a ser evocada com iniciativas culturais e científicas, sublinhando o papel unificador que a língua de Camões assumiria nos territórios hoje pertencentes à comunidade lusófona, bem como o contributo fundamental da Universidade de Coimbra para a promoção e difusão da língua e cultura portuguesas. — Universidade de Coimbra

Data

15, Março 2025

Horário

21H30

Duração

1h30

Faixa etária

M6

Preço

€5

€3

< 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parcerias TAGV

 

Bilheteira / atendimento presencial 

segunda a sexta-feira 14h00 — 20h00

em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois

encerrada aos sábados, domingos e feriados

Local TAGV

Com Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Filarmónica de Santa Comba Dão, Coro Misto da Universidade de Coimbra

Produção Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, Tuna Académica da Universidade de Coimbra