o realizador chinês Huo Meng filma de forma majestosa a crónica do desaparecimento do mundo rural. Paris Match (Yannick Vely)
Em 1991, enquanto a China atravessa profundas transformações socioeconómicas que levam muitos a abandonar o mundo rural em busca de trabalho nas cidades, Chuang, de 10 anos, tem de permanecer na aldeia devido aos planos da sua família. Sobre o pano de fundo da modernização, uma família encontra-se dividida entre o peso da tradição e a força do progresso, numa saga íntima, mas vasta, que atravessa quatro gerações, acompanhando os ciclos da vida através da mudança das estações.
Huo Meng (China, 1984) venceu o prémio de Melhor Curta de Estudante no Festival de Cinema da Universidade de Pequim com a sua curta-metragem Hongguang’s Holidays; e a sua primeira longa-metragem, Crossing the Border – Zhaoguan (2018), venceu vários prémios internacionais, exibida na Berlinale de 2020, no programa especial On Transmission, em que realizadores consagrados (neste caso, Jia Zhang-ke) apresentam o trabalho de talentos emergentes. Regressou à Berlinale em 2025 com Living the Land – O Vento é Imparável (Urso de Prata para Melhor Realização). Em Portugal, o filme estreou no LEFFEST — Lisboa Film Festival, na secção Descobertas, onde mereceu uma menção honrosa (2025).
Data
09, Fevereiro 2026
Horário
18H30
Duração
2h12
Faixa etária
M12
Preço
€6
€4
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV
Realizador Huo Meng
Origem China, 2025
Com Wang Shang, Zhang Chuwen, Zhang Yanrong, Zhang Caixia
Festival de Berlim 2025 Urso de Prata de Melhor Realização
LEFFEST Lisboa Film Festival 2025 Descobertas Menção Honrosa