Cinco livros na estante é o que restou de todas as coisas que Ana Catarina teve que desapegar antes da mudança para Portugal. Com dedicatórias, cheiros e marcas, Ana não consegue doá-los e decide devolvê-los para quem a presenteou. Os reencontros, alguns passados 20 anos, mexem com sua memória, fazendo-a refletir sobre o passado para poder seguir em frente
Depois de toda uma vida numa comunidade de pescadores numa ilha no sul do Brasil, a professora Ana Catarina prepara-se para mudar para Portugal. Entre desapegos materiais e muitas decisões, a mais difÃcil é se desprender de 5 livros, que guardam dedicatórias de amigos que foram importantes, em diferentes momentos de sua vida. Ana decide reencontrar aqueles que a presentearam, entregando esses livros para que os guardem, quem sabe até uma possÃvel volta, quem sabe para sempre. Os reencontros, alguns passados 20 anos, mexem nas profundezas da sua memória, fazendo-a refletir sobre o passado para seguir em frente na nova vida. O que Ana não previa era o impacto desses reencontros, o revirar do passado, o reviver emoções e encontrar não os amigos de anos atrás, mas as pessoas em quem se transformaram. Essa entrega de livros acaba por mexer no presente e impulsionar Ana Catarina para que repense e resolva questões guardadas não na estante, mas lá dentro das profundezas de sua memória, traumas que carrega, situações adormecidas e silenciadas. Só se rearrumando ela vai conseguir, de fato, se desvencilhar do passado, viver o presente e fazer do futuro um caminho libertário.
Terceira longa ficção de Marcia Paraiso. Com guião original da sua autoria, passou pela tutoria do Maffiz (Málaga – Espanha) e Punto G – Ventana Sur (Argentina) destinado à mulheres latino americanas. Financiado por editais no Brasil, é uma coprodução com Portugal. Filmado em Florianópolis, na comunidade pesqueira da Barra da Lagoa, e em Aveiro, Portugal. Na equipa, uma maioria de profissionais mulheres na direção de equipas (Direção, Direção de Fotografia, Som direto, Direção de Arte, Produção e Montagem).
Data
28, Julho 2026
Horário
21H30
Duração
1h44
Faixa etária
M14
Preço
entrada gratuita
Local TAGV
Origem Brasil, Portugal, 2025
Com Denise Fraga,Augusto Madeira,Renato Turnes
Apresentação e conversa pós-exibição com Márcia ParaÃso (realizadora), Denise Fraga (atriz), Ralf Tambke (produtor executivo da Plural)