11

Abr

05

Mai

Ter

Ver Preços

Odisseia Nacional — Silence, Silence, Silence, Please

Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral

a École des Maîtres é um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada, idealizado por Franco Quadri em 1990. Desde 2019, é coorganizado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II

Marianne Ségol-Samoy é tradutora de sueco e de norueguês e dramaturga. Trabalha regularmente na Suécia e em França com autores/as e realizadores/as, como Marcial Di Fonzo Bo, Marcus Lindeen, Pascale Daniel Lacombe, Malin Axelsson e Suzanne Osten.
Em França, dedica-se a descobrir e a dar a conhecer as novas vozes do teatro nórdico. Traduziu cerca de quarenta peças e trinta romances do sueco e do norueguês. Autores/as de teatro como Jon Fosse, Jonas Hassen Khemiri, Sara Stridsberg, Rasmus Lindberg, Monica Isakstuen e Arne Lygre e autores/as de romances como Henning Mankell, Jonas Hassen Khemiri, Sami Saïd, Kerstin Ekman e P.O. Enquist.
Muitas das suas traduções são publicadas e encenadas regularmente em França e em países francófonos. Desde 2016, coordena o comité nórdico da Maison Antoine Vitez, centro internacional de tradução teatral. Desde 2017, tem trabalhado como dramaturga, tradutora e colaboradora artística com o autor e encenador sueco Marcus Lindeen. Juntos, fundaram a companhia Wild Minds. Desde 2021, é artista associada na Comédie de Caen – CDN de Normandie e no Méta – CDN de Poitou-Charentes. Em 2021, trabalhou como colaboradora artística em Gloucester time – Matériau Shakespeare – Richard III de W. Shakespeare, uma recriação da encenação de Matthias Langhoff de 1995, agora dirigida por Marcial di Fonzo Bo e Frédérique Loliée, na Comédie de Caen, Centre Dramatique National de Normandie. Em 2021, o prémio Médicis de romance estrangeiro foi atribuído a La Clause paternelle de Jonas Jassen Khemiri, na sua tradução. Em 2022, ganhou o prémio de tradução atribuído pela Academia sueca.

A edição de 2023 da École des Maîtres será dirigida pelo ator e encenador franco-argentino Marcial Di Fonzo Bo, em colaboração com a dramaturga e tradutora Marianne Ségol-Samoy; o artista trabalhará a peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, partindo de Los Disparates, uma série de 22 gravuras de Francisco de Goya. A École des Maîtres 2023 terá início em Caen, a 28 de agosto, e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Liège (9 a 12 de setembro); Milão (13 a 16 de setembro); Udine (17 a 26 de setembro); Coimbra (27 de setembro a 1 de outubro), Lisboa (2 a 4 de outubro) e Reims (5 a 7 de outubro). Para frequentar a École des Maîtres serão selecionados dezasseis atrizes e atores (quatro atrizes/atores de cada país participante).

Data

11 - 05, Maio 2023

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

parceiros da École des Maîtres e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia, Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), Caen – Centre Dramatique National de Normandie, Comédie de Reims – Centre Dramatique National (França)

com o apoio de MiC Ministero della cultura – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália)

com a participação de ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália), Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Fédération Wallonie Bruxelles – Service général de la Création artistique, Wallonie-Bruxelles International, La Loterie Nationale (Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication (França), Universidade de Coimbra (Portugal)