Até que ponto cada um de nós, no contexto que nos rodeia, é um bem de consumo? E que valor atribuímos ao outro quando o consumimos?
Em 2017, a École des Maîtres é dirigida pelo coletivo de teatro belga Transquinquennal que propõe um trabalho coletivo de criação que partirá de duas interrogações: Até que ponto cada um de nós, no contexto que nos rodeia é um bem de consumo? E que valor atribuímos ao outro quando o “consumimos”?
Literalmente, regatear é um tipo de negociação comercial, onde o comprador e o vendedor de um bem ou serviço debatem o preço e a natureza exata da transação. Regatear é uma alternativa ao preço fixo. Os mecanismos consumistas estruturam profundamente o nosso mundo, para lá da moral, da religião ou da lei. Eles nascem na área conturbada onde convergem a libido, a economia e a moral. O rescaldo da crise de 2008 para os bancos europeus, por um lado, e por outro a necessidade recorrente das democracias modernas de redimirem a sua consciência legislando sobre o ato de compra e venda que é a prostituição são emblemáticos. A reflexão e o trabalho partirão da consideração sobre aquilo em que uma prática económica divide a sociedade ao mesmo tempo que a liga. Esta edição da École des Maîtres incidirá sobre o valor mercantil do indivíduo e da sua existência. Os preços da vida são fixados diariamente pelos mercados oficiais ou subterrâneos, públicos e mafiosos. Portanto, pensar que a vida não tem preço, é angelical ou hipócrita. O trabalho coletivo de criação partirá de duas interrogações: Até que ponto cada um de nós, no contexto que nos rodeia, é um bem de consumo? E que valor atribuímos ao outro quando o “consumimos”? Transquinquennal quer tentar, durante este processo de trabalho coletivo, realçar a oposição entre a «desencarnação» da vida humana e a sua encarnação metafórica em palco pelos atores.
Data
24, Setembro 2017
Horário
18H00
Duração
1h45
Faixa etária
a classificar pela CCE
Preço
entrada gratuita
Local Auditório TAGV
Encenação Transquinquennal Interpretação Angelo Campolo, Catarina Campos Costa, Assiya El Mhaier, Lola Felouzis, Desy Gialuz, Elena Gigliotti, Márcia Antónia Gomes, Sophie Lebrun, Emilie Marechal, Patrick Michel, Francesco Napoli, Tom Politano, Mathilde Rault, Oscar Silva, Benjamin Tholozan Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente, Colectivo 84 (Portugal), La Comédie de Reims, Centre Dramatique National. Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normandie (França) Com o apoio de Mi BACT – Direzione Generale Spettacolo (Itália), Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà (Itália) Com a participação Comune di Udine, Accademia Nazionale d’Arte Drammatica «Silvio d’Amico», Short Theatre, Teatro di Roma (Itália), Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles International (CFWB/Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França), Universidade de Coimbra, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes (Portugal) Apoio à internacionalização Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)