26

Set

27

Sep

Qui


15H00
21H30

DURAÇÃO


1h25

Ver Preços

O Bairro da Tabela Periódica

marionet

a ação divide-se entre uma sala de aula (de química, pois claro!) e uma reunião de condomínio da tabela periódica

No ano em que se comemora o 150.º aniversário da criação da Tabela Periódica – proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Ano Internacional da Tabela Periódica – a marionet foi convidada pela Sociedade Portuguesa de Química e pelo Professor Manuel João Monte, autor do livro “O Bairro da Tabela Periódica”, para levar a cena um espetáculo de teatro baseado nesta obra. A ação divide-se entre uma sala de aula (de química, pois claro!) e uma reunião de condomínio da tabela periódica – numa analogia entre os elementos da tabela e os blocos de um bairro habitacional – onde os intérpretes personificam elementos químicos, cujas características, inevitavelmente, se cruzam com as propriedades dos elementos que representam. Em ambos os espaços, divertida e construtivamente, fala-se de história, canta-se ópera, explora-se a química e debate-se a atualidade.

A marionet, companhia de teatro de Coimbra que, em 2020 comemora 20 anos, conta com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da interseção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projetos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projetos de ciência participativa. Em 2010 foi selecionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em atividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projetos artísticos.

Data

26, Setembro 2019

27, Setembro

Horário

15H00
21H30

Duração

1h25

Faixa etária

M12

Preço

€5
€3 estudante

entrada gratuita escolas a partir do 9.º ano — mediante reserva

 

sessões para escolas 15h00

entrada gratuita escolas a partir do 9.º ano — mediante reserva

informações tabelaperiodica@spq.pt

Local auditório TAGV

Texto Manuel João Monte

Encenação Mário Montenegro

Interpretação Diana Narciso, Filipe Eusébio, Mafalda Canhola, Miguel Lança, Nuno Geraldo, Pedro Lamas, Tânia Cardoso

Cenografia, figurinos, adereços, imagem Pedro Andrade

Iluminação, direção técnica João Teixeira

Banda sonora original, sonoplastia Marcelo Dos Reis

Vídeo Error-43

Direção de produção, comunicação Francisca Moreira

Assistência de produção Beatriz Sousa

Penteados Carlos Gago – Ilidio Design Cabeleireiros

Espetáculo integrado no Programa oficial de comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, apresentada em 1869 por Dmitri Mendeleiev

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Cinema à Segunda

Era Uma Vez em... Hollywood