29

Mar

Sex


16H30

DURAÇÃO


2h00

Ver Preços

O Ensino da Dramaturgia: Perspetivas Transdisciplinares

convidamos cinco docentes a partilharem, com o público do festival, as suas metodologias de ensino de dramaturgia, tanto numa perspetiva de criação literária como de análise organizacional dos materiais que dão origem ao espetáculo

No seguimento do debate “Ensina-se a Escrever Para Teatro?”, que decorreu na última edição (2017), o tema do ensino da dramaturgia volta este ano. Convidamos cinco docentes a partilharem, com o público do festival, as suas metodologias de ensino de dramaturgia, tanto numa perspetiva de criação literária como de análise organizacional dos materiais que dão origem ao espetáculo. Inserido numa edição que pretende cruzar olhares e disciplinas artísticas, do ponto de vista do texto, o debate centra-se assim nas migrações possíveis e transdisciplinares da dramaturgia no ensino das artes. Que metodologias utilizar para dissecar o texto para cena e outros materiais cénicos? Como criar pontes entre as artes no sentido de dar acesso aos alunos às problemáticas da dramaturgia enquanto disciplina expandida na nossa contemporaneidade? Estas são algumas perguntas que nortearão o debate que conta com a participação de Christine Zurbach, Cláudia Marisa Oliveira, David Antunes, Fernando Matos Oliveira e Jorge Louraço Figueira.

2019 assinala a 4ª edição do Festival bianual Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END), que se junta novamente ao Teatro Académico de Gil Vicente, em articulação com outras estruturas culturais da cidade de Coimbra, para pensar e divulgar a criação de novos textos para palco. O Festival END apresenta, durante 3 dias, alguma da mais recente produção de dramaturgia em Portugal, respeitando a diversidade estética dos seus autores e convocando outros lugares onde também reside a literatura, como a performance ou a dança. A presente edição continua assim a dar conta e interrogar as várias dimensões da literatura nas artes do palco.

Data

29, Março 2019

Horário

16H30

Duração

2h00

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

Entrada livre

Local Café TAGV

Participação Christine Zurbach, Cláudia Marisa Oliveira, David Antunes, Jorge Louraço Figueira, Fernando Matos Oliveira

Moderação Maria Inês Marques

Coprodução END TAGV, Colectivo 84

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Festival ADC no TAGV

Um Saco e uma Pedra+La Valse