baseado numa história verídica, um relato libertador e comovente do triunfo sobre a adversidade. Protagonizado por Johnny Depp, conta ainda com Bill Nighy e o veterano ator Hiroyuki Sanada
O filme aborda o problema da doença de Minamata (Kumamoto, Japão) uma forma grave de intoxicação por mercúrio. No início da década de 1970, o célebre fotógrafo da revista Life, W. Eugene Smith (no filme interpretado por Johnny Depp) documentou essa doença causada pela poluição industrial da empresa de químicos Chisso (Chisso Corporation, no Japão). O filme de Andrew Levitas conta essa história e aborda questões ambientais, sociais, de responsabilidade ética, além de se focar na vida de um dos mais importantes fotojornalistas norte-americanos do século XX.
Data
26, Novembro 2025
Horário
10H00
Duração
1h51
Faixa etária
M12
Preço
entrada gratuita
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local auditório TAGV
Origem Reino Unido, Japão, Emirados Árabes Unidos, EUA
Com Johnny Depp, Bill Nighy, Hiroyuki Sanada, Akiko Iwase
A sessão realiza-se em colaboração com a 7.ª Edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania, sob o tema Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos. O Congresso é copromovido pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e tem lugar na Universidade de Coimbra, nos dias 27 e 28 de novembro. Este Congresso destina-se a promover a Literacia dos Média. A sessão de cinema escolar é promovida pelo Plano Nacional de Cinema, que integra o GILM, em colaboração com o TAGV.
O Fotógrafo de Minamata foca-se precisamente na importância dos média, enquanto agentes fundamentais na denúncia de problemas sociais e ambientais e na história da reportagem realizada nos anos 70, no Japão, pelo importante fotógrafo norte-americano Eugene Smith, ao denunciar o crime ambiental que causava a doença de Minamata.