17

Dez

Ter


21H30

DURAÇÃO


1h37

Ver Preços

Re: Antígona

Maryam Moghaddam, Behtash Sanaeeha

uma noite. Dois corações solitários. Infinitas possibilidades. Mahin, de 70 anos, vive sozinha, até decidir mudar a sua rotina solitária e reavivar a sua vida amorosa. Quando abre o coração ao romance, um encontro rapidamente se transforma numa noite inesperada

Mahin, de 70 anos, vive sozinha em Teerão desde a morte do seu marido e a ida da sua filha para a Europa. Uma conversa num dos almoços regulares com as suas amigas desperta nela a necessidade de quebrar a rotina e conhecer alguém novo. Depois de defender uma jovem a ser assediada pela polícia da moralidade, conhece Faramarz, um taxista em quem reconhece um igual sentimento de solidão e insatisfação. Mahin convida-o para jantar e os dois partilham memórias das suas vidas. O filme cria uma bolha de intimidade tão preciosa quanto frágil numa sociedade opressora.

 

Maryam Moghaddam (Teerão, 1970) formou-se na Escola de Artes Performativas de Gotemburgo, na Suécia, onde participou em várias peças de teatro. No seu regresso ao Irão, desempenhou papéis em vários filmes, incluindo Pardeh (2013), de Jafar Panahi, vencedor do Leão de Prata no Festival de Berlim.

Behtash Sanaeeha (Shiraz, 1980) abandonou o mestrado em arquitectura para se dedicar à escrita de guiões e à realização de curtas-metragens e anúncios. Escreveu e realizou duas séries de animação para televisão e o telefilme Chalsio (2011), que marcou a primeira colaboração com a sua esposa Maryam Moghaddam. Em 2015, voltaram a colaborar no filme Ehtemal-e Baran-e Asidi, escrito pelos dois, protagonizado por Maryam e realizado por Behtash. O casal realizou o seu primeiro filme em conjunto três anos depois, o documentário The Invincible Diplomacy of Mr. Naderi, vencedor do Prémio Hafez de Melhor Documentário. Desde então, têm continuado a sua colaboração na realização com duas longas-metragens, O Perdão (2020) e O Meu Bolo Favorito (2024). Ambos estrearam na Competição Oficial do Festival de Berlim, mas apenas o segundo ganhou prémios, nomeadamente o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico.

Data

17, Dezembro 2024

Horário

21H30

Duração

1h37

Faixa etária

M12

Preço

€5

€3,5 

Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis

Bilheteira / atendimento presencial 

segunda a sexta-feira 14h00 — 20h00

em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois

encerrada aos sábados, domingos e feriados

Local TAGV

Título original Keyke mahboobe man

Com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi

Origem Irão, França, 2024

Festival de Berlim – Seleção Oficial

LEFFEST – Seleção Oficial

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Cinema

Tudo o Que Imaginamos Como Luz