durante um ano, Rui Pires documentou o trabalho dos deputados no Parlamento. O resultado é este documentário, que acompanha os debates e votações (sobretudo sobre a Lei de Bases da Habitação) ao longo desse perÃodo, numa reflexão sobre a importância da participação cÃvica e do poder popular
Perante o aumento da distância entre cidadãos e poder, e após uma crise económica que afectou gravemente a coesão social, este filme dá-nos a ver de forma inédita como cidadãos constroem uma sociedade a partir do interior de um parlamento, um Palácio de Cidadãos, possibilitando uma pertinente reflexão, muitas vezes contraditória e complexa, sobre a essência da democracia.
Realizador, montador e argumentista, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2005. É realizador do documentário O Palácio de Cidadãos filmado durante um ano na Assembleia da República, apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, produzido pela Terratreme Filmes e Monomito Argumentistas, e da curta metragem de cinema do real Théatron. Profissional de cinema desde 2003, trabalhou como montador para curtas de ficção, em documentário e para peças de teatro de diferentes companhias. Em 2013 iniciou colaboração com o realizador Fernand Melgar, na SuÃça como assistente de montagem na longa-metragem documental L’ABRI (competição internacional do Festival de Cinema de Locarno) e assistente de realização do seu último filme L’École des Philosophes. Trabalhou na montagem dos documentários, Bab Sebta realizado por Pedro Pinho e Frederico Lobo (Prix Esperance Award no FidMarseille, melhor filme português no DocLisboa, 2008), Meu Caro Amigo Chico realizado por Joana Barra Vaz, selecionado para Competição internacional do Festival Internacional de São Paulo e para o IndieLisboa, 2011. É co-fundador da cooperativa Monomito Argumentistas em 2006.
Data
13, Janeiro 2026
Horário
10H00, 14H30
Duração
2h00
Faixa etária
escolas / estudantes do 3.º ciclo e Secundário
Preço
€1,5 escolas com pré-inscrição
Bilheteira /Â atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local auditório TAGV
Origem Portugal, 2024
Doclisboa, Portugal 2024 Prémio Max Melhor Filme da Competição Portuguesa
Dokumentarfilmwoche Hamburg, Alemanha 2025
Festival Cinematográfico de Uruguay, Uruguai 2025
12ª Semana de Cine Portugués, Argentina 2025
Coprodução Monomito Argumentistas, Terratreme Filmes