05

Nov

Ter


18H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

O Rei da Vela

Leitura dirigida por António Mercado

O Rei da Vela, publicada em 1937, só subiu à cena 30 anos depois, em 1967, numa encenação histórica de José Celso Martinez Correa para a sua companhia, o Teatro Oficina de São Paulo − um espetáculo tão transgressor e revolucionário para a cena brasileira quanto a peça de Oswald o fora para a literatura dramática

Oswald de Andrade, autor de “O Rei da Vela”, formou com Mário de Andrade a dupla do movimento modernista de 1922. Algumas de suas experiências literárias, nomeadamente aquelas produzidas sob o efeito de compromissos ideológicos mais explícitos, apresentam formas mais tradicionais. No entanto, o melhor de sua arte é, sem dúvida, a renovação da ficção brasileira, tão intensa que o tornou incompreensível aos seus contemporâneos e, para muitos, ainda hoje.

A importância e a força de “O Rei da Vela” pode ser medida pela dupla condição de marco cultural que a obra possui. Escrita em 1933, foi pioneira na aplicação ao teatro dos conceitos mais radicais do vanguardismo estético defendido por Oswald e seus colegas desde a Semana de Arte Moderna de 1922. Encenada apenas em 1967 pelo grupo teatral Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Correa, também causou uma verdadeira revolução na arte dramática brasileira.

António Mercado é o convidado para dirigir a sessão do Clube de Leitura Teatral, a iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

 

Antonio Mercado encenador, dramaturgista, professor de teatro. Trabalhou em teatro e televisão no Brasil, nos EUA, na Inglaterra, Colômbia e Portugal. Traduziu e/ou encenou obras de Lorca, Molière, Shakespeare, Chekhov, Ibsen, Schnitzler, Brecht, Artaud, Dürrenmatt, Peter Brook, António Patrício, Dias Gomes, Tom Kempinski, Shellag Delaney,  Patrick Süsskind, Oduvaldo Viana Filho, Pedro Eiras, João Cabral de Mello Netto, Gianfrancesco Guarnieri, Millor Fernandes, Jorge Louraço, entre outros. Publicou artigos e ensaios no Brasil, nos EUA e em Portugal, além de coordenar a edição crítica da obra de Dias Gomes (Ed. Bertrand Brasil).

Data

05, Novembro 2019

Horário

18H30

Duração

1h30

Faixa etária

todos os públicos

Preço

entrada livre

Local Teatro da Cerca S. Bernardo

“O Rei da Vela” de Oswald de Andrade

Coordenação António Augusto Barros, Fernando Matos Oliveira

Coprodução A Escola da Noite, TAGV

Iniciativa integrada no LIPA — Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas

inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Poesia

declAMAR Poesia