Andrei Tarkovsky, cineasta visionário, nome maior da história do cinema, “o melhor de todos, que inventou uma nova linguagem”, como disse Bergman. Pasternak prognosticou-lhe uma obra breve, ressalvando que todos os filmes seriam obras-primas. — Medeia Filmes
Alexander, jornalista e intelectual, confessa ao seu filho pequeno a preocupação que sente em relação à falta de espiritualidade no mundo moderno. Na noite do seu aniversário, irrompe a Terceira Guerra Mundial. Num momento de desespero, Alexander vira-se para Deus, argumentando e oferecendo-Lhe tudo para evitar o holocausto nuclear.
Serge Daney escreveu que Andrei Tarkovsky “filmou o mundo para o salvar do desastre”. A sua exigência e uma permanente procura do absoluto (“de entre as artes o cinema é a que tem maior capacidade de verdade e poesia”), fizeram dele “o maior de todos”, o que inventou uma linguagem nova para o cinema e captou a vida como reflexo e como sonho, como disse Bergman. “Há um antes de Tarkovsky e um depois de Tarkovsky” [Paul Schrader em “O Estilo Transcendental no Cinema”]. Por isso, voltamos sempre e com o mesmo fervor ao seu cinema.
Programa Ciclo Andrei Tarkovsky – O Cinema do Absoluto
03 julho 18h00 Nostalgia
10 julho 18h00 O Sacrifício
17 julho 21h00 Stalker
25 julho 18h00 Solaris
Data
10, Julho 2023
Horário
18H00
Duração
2h20
Faixa etária
M12
Preço
€5
€3,5
descontos TAGV
< 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV
com Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall, Guðrún S. Gísladóttir
origem Suécia, Reino Unido, 1986
Festival de Cannes 1986 Grande Prémio do Júri, Prémio FIPRESCI, Prémio do Júri Ecuménico, Prémio Contribuição Artística para Sven Nykvist
Prémios BAFTA 1988 Melhor Filme Estrangeiro
Festival Internacional de Valladolid Prémio Melhor Filme
em exclusivo cópia digital restaurada
ciclo Andrei Tarkovsky – O Cinema do Absoluto