04

Nov

05

Nov

Sex


21H30

Sáb


21H30

DURAÇÃO


1h00

Ver Preços

O Significado de Tudo

Marionet

e partimos precisamente daqui, desta ideia da arte como modo de conhecimento. A pesquisa artística e a pesquisa científica são dois modos complementares de descoberta e transformação do mundo, cada uma com os seus métodos e as suas linguagens. Tanto a Arte como a Ciência constituem sistemas complexos que vão evoluindo com o tempo

O Significado de Tudo é a terceira criação de um tríptico dedicado ao tema-chapéu Sistemas, após A Glândula Secreta (2017) e O Limbo Empático (2018). O primeiro espetáculo incidiu sobre o tema dos sistemas corporais, o segundo sobre sistemas de inteligência artificial, este terceiro é sobre sistemas de conhecimento do mundo.

Na relação do nosso trabalho artístico sobre a ciência temos incidido a pesquisa sobre esta a um nível disciplinar (p.ex. astronomia, física, neurociências, ecologia). Após 22 anos de atividade artística relacionada com variados campos da ciência, parece-nos oportuno uma reflexão a um nível mais abrangente sobre as diferenças, semelhanças e interseções entre estas duas grandes áreas do conhecimento.

E partimos precisamente daqui, desta ideia da arte como modo de conhecimento. A pesquisa artística e a pesquisa científica são dois modos complementares de descoberta e transformação do mundo, cada uma com os seus métodos e as suas linguagens. Tanto a Arte como a Ciência constituem sistemas complexos que vão evoluindo com o tempo. Neste momento do mundo em que a produção de conhecimento de um e outro sistema ainda têm limites relativamente bem estabelecidos, importa-nos pesquisar (como já temos vindo a fazer) os pontos em que esses limites se esbatem, onde as fronteiras são menos definidas.

Para isso aprofundamos a estrutura de cada um dos sistemas – o científico e o artístico – partindo, não do objeto dos seus estudos, mas das construções humanas que são, dos seus modos de organização e funcionamento, e de como se relacionam com o sistema social mais abrangente. Procuramos as diferenças e as semelhanças entre sistemas, tentando perceber o porquê de elas existirem. Identificamos os modos como interagem e se relacionam com os seus objetos de estudo, os métodos que utilizam, e o modo como cada um deles perceciona o outro.

Finalmente com uma imagem mais esclarecida daquilo que constitui os dois sistemas, colocamo-nos nos sítios onde eles se mesclam e confundem, e tentamos, nesse local partilhado, responder a perguntas simples (ou essenciais), como por exemplo “o que acontece quando dois dedos se tocam?”, ou “para que é que existimos?”, e outras que durante o processo de investigação nos surgiram como relevantes.

Data

04, Novembro 2022

05, Novembro 2022

Horário

21H30

21H30

Duração

1h00

Faixa etária

M12

Preço

€7

€5

descontos TAGV

< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV

Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis

Local auditório TAGV

estreia absoluta O Significado de Tudo

produção Marionet

coprodução Marionet, Teatro Académico de Gil Vicente

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Residência Artística

Cristina Planas Leitão