
A edição de 2025 da École des Maîtres será dirigida pelo encenador e dramaturgo iraniano Amir Reza Koohestani e o workshop que dá início ao projeto intitula-se A vida quotidiana como performance: criação de narrativas a partir de experiências do dia-a-dia
ÉCOLE DES MAÎTRES 2025
Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral
Com Amir Reza Koohestani
Período de trabalho 26 ago – 3 out 2025
Prazo limite para candidatura 22 abr 2025
Audições 5 mai 2025
Anúncio dos resultados das audições 9 mai 2025
A École des Maîtres é um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada e itinerante, idealizado por Franco Quadri em 1990. Desde 2019, é coorganizado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II. A edição deste ano decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar jovens artistas europeus (com idades entre os 24 e os 35 anos), oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional, criando uma experiência de trabalho e intercâmbio de métodos e práticas artísticas.
A edição de 2025 da École des Maîtres será dirigida pelo encenador e dramaturgo iraniano Amir Reza Koohestani e o workshop que dá início ao projeto intitula-se A vida quotidiana como performance: criação de narrativas a partir de experiências do dia-a-dia.
A École des Maîtres 2025 terá início em Liège, a 26 de agosto, e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Lisboa (31 agosto – 5 setembro); Coimbra (6 – 11 setembro); Milão (12 – 16 setembro); Udine (17-26 setembro) e Angers (27 setembro – 3 outubro)
Este ano, serão selecionados dezasseis participantes, quatro de cada país parceiro da École des Maîtres, aos quais se juntará o mesmo número de participantes da Eslovénia, no âmbito das iniciativas da Região Autónoma de Friuli Venezia Giulia para a GO!2025 | Nova Gorica-Gorizia – Capital Europeia da Cultura.
O grupo será constituído pela maior heterogeneidade possível, em termos de género, origem e cultura.
Requisitos para a candidatura
—Idade entre os 24 e os 35 anos (nascidos entre 1/1/1990 e 31/12/2001);
— Licenciatura em Artes do Espetáculo ou experiência profissional equivalente;
—Pelo menos dois anos de exercício da atividade profissional, além daqueles realizados na escola/faculdade;
—Não ter participado em edições anteriores da École des Maîtres
—Conhecimentos de inglês são fundamentais para a comunicação no grupo, embora se espere que cada um trabalhe na sua língua.
Candidatura
A candidatura deverá ser apresentada até ao dia 17 de abril, obrigatoriamente através do email nunogomes@tagv.uc.pt
Dados e documentação a submeter:
—Nome, morada, contacto de e-mail, telemóvel e contacto de emergência;
—Fotocópia legível de um documento de identificação;
—Currículo profissional detalhado;
—Carta de Motivação;
—Fotografias (retrato e corpo inteiro) em alta resolução e formato JPEG;
—Declaração de compromisso para frequentar sem interrupções a École des Maîtres.
Audição e seleção
O júri convocará as/os candidatas/os para uma audição, que está agendada para o dia 5 de maio no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa. Para a audição, as/os candidatas/os deverão preparar um monólogo, com uma duração máxima de 10 minutos.
As despesas com eventuais deslocações e alojamento são suportadas pela/o candidata/o. A partir desta audição, o júri selecionará 4 intérpretes.
Às/aos selecionadas/os para participar na École des Maîtres 2025 será assegurada a frequência gratuita no curso, estadia (alimentação e quarto duplo) e deslocações nos locais em que se desenvolverá o projeto.
Júri
Cláudia Morais, Pedro Penim, Sílvio Correia Santos, Sofia Campos
Amir Reza Koohestani
Nascido a 8 de junho de 1978, em Shiraz, Irão, é um dos mais celebrados encenadores e dramaturgos iranianos da contemporaneidade. A sua paixão precoce pela literatura levou-o a publicar contos em jornais locais aos 16 anos. Inicialmente, seguiu uma carreira no cinema, mas mais tarde mudou o seu foco para o teatro, onde a sua voz distinta e a arte de contar histórias ganharam reconhecimento internacional.
Tornou-se diretor artístico do Mehr Theatre Group, em Teerão, em 2001. O seu espetáculo de estreia foi Dance on Glasses(2001), que foi elogiado internacionalmente e o estabeleceu como uma figura-chave do teatro moderno. A este sucesso seguiram-se inúmeras produções aclamadas, incluindo Recent Experiences (2003), Amid the Clouds (2005), Dry Blood & Fresh Vegetables(2007), Quartet: A Journey North (2008), Where Were You on January 8th? (2009) e Hearing (2015). A sua obra é conhecida pelas suas narrativas poéticas, a crítica matizada e a exploração de temas pessoais e políticos.
O seu trabalho vai para além da realização e da escrita, mostrando um compromisso com o desenvolvimento de talentos criativos e o avanço da comunidade artística global. Conduziu workshops em instituições proeminentes, como La Manufacture, CIFAS e o International Forum at Berliner Festspiele, promovendo o diálogo e a inovação na criação teatral contemporânea.
As peças de Koohestani foram apresentadas em festivais de prestígio, incluindo o Festival d’Avignon e o Kunstenfestivaldesarts, Under the Radar (Nova Iorque). O seu trabalho mais recente, Blind Runner (2023), estreou em Bruxelas e foi recebido com aclamação pela crítica internacional.
Amir Reza Koohestani continua a inspirar e a desafiar o público em todo o mundo, misturando o profundamente pessoal com o universal e oferecendo uma perspetiva única sobre a intersecção do teatro contemporâneo iraniano e global.
A vida quotidiana como performance: criação de narrativas a partir de experiências do dia-a-dia
Neste workshop, Amir Reza Koohestani convida os participantes a explorar o potencial performativo da vida quotidiana. Ao transformar eventos comuns em narrativas dramáticas convincentes, o workshop enfatiza o poder da experiência pessoal como matéria-prima para a criação teatral. Os participantes irão refletir sobre as suas rotinas diárias, ambientes e interações, para descobrir as suas possibilidades dramáticas.
Uma parte fundamental do workshop centrar-se-á nas entradas de um diário escritas pelos participantes, captando os pormenores de um único dia. Estes diários, escritos na primeira pessoa e no passado simples, servirão de base para a criação de narrativas. Através de exercícios de colaboração, estas narrativas pessoais serão transformadas em textos teatrais e interpretações. Para enriquecer cada sua narrativa, de forma palpável e visual, os participantes serão encorajados a trazer um objeto físico relacionado com o dia descrito no seu diário – qualquer coisa, desde um objeto doméstico a um artefacto significativo.
Data
25 - 22, Abril 2025
Horário
—Duração
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Faixa etária
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Preço
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Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia, Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique, Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique (Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), Le Quai Centre Dramatique National Angers Pays de la Loire, Comédie, Centre dramatique national de Reims (França)
Com o apoio de MiC Ministero della cultura – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália)
Com a participação de ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália), Centre des Arts scéniques, Fédération Wallonie Bruxelles – Service général de la Création artistique, Wallonie-Bruxelles International, La Loterie Nationale (Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication (França), Universidade de Coimbra (Portugal)
Fotografia Laetitia Vancon