11

Mar

08

Apr

Seg

Ver Preços

Open Call — École des Maîtres

Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral com Angélica Liddell

projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente, nos últimos anos, e um dos projetos internacionais mais significativos de formação teatral avançada, a École des Maîtres conta a partir de 2019 com o Teatro Nacional D. Maria II

ÉCOLE DES MAÎTRES 2019
Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral
com Angélica Liddel
curso Historia de la locura en la época clásica de Michel Foucault. El nervio del sapo
período de trabalho 23 agosto – 27 setembro 2019
prazo limite para candidatura 08 abril 2019

+ info école des maîtres-open call

Projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos de formação teatral avançada, a École des Maîtres conta a partir de 2019 com o Teatro Nacional D. Maria II como um dos seus organizadores. Esta edição decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar artistas europeus com idades entre os 24 e os 35 anos, oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional. A École de Maîtres é um projeto de formação teatral avançado idealizado por Franco Quadri em 1990.

A edição deste ano será orientada pela dramaturga, encenadora e atriz espanhola Angélica Liddell, terá início em Udine (23 de agosto a 7 de setembro de 2019) e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Roma (8 a 11 de setembro); Lisboa (12 a 15 de setembro); Coimbra (16 a 19 de setembro); Liège (20 a 23 de setembro) e Caen (24 a 27 de setembro). Para frequentar a École des Maîtres serão selecionados 16 atores (quatro atores/atrizes de cada país participante).

Angélica Liddell fundou a Companhia Atra Bilis Teatro, em 1993, com a qual já criou mais de 25 espetáculos. Os seus textos já foram traduzidos para diferentes línguas, como francês, inglês, russo, alemão, português, polaco e grego. Foi distinguida com diversos prémios: Prémio de Dramaturgia Inovadora Casa de América (2003) com “Nubila Wahlheim”; Prémio SGAE de Teatro (2004), por “Mi relación con la comida”; Prémio Ojo Crítico Segundo Milenio (2005), em reconhecimento pelo seu percurso artístico; Prémio Notodo del Público ao Melhor Espetáculo (2007) com “Perro muerto en tintorería: los fuertes”; Prémios Valle Inclán de Teatro (2007), por “El año de Ricardo”; Accésit del Premio Lope de Veja (2007), com “Belgrado”; Prémio Sebatiá Gasch de Artes Parateatrales (2011) e Prémio Nacional de Literatura Dramática (2012), com “La casa de la fuerza”. No ano seguinte, recebeu o Leão de Prata da Bienal de Teatro de Veneza. O seu último espetáculo, “The Scarlet Letter”, estará em digressão em 2019 e 2020. Em 2012, ganhou o Prémio Nacional de Literatura Dramática, atribuído pelo Ministério da Cultura Espanhol, com “La casa de la fuerza” e, no ano seguinte, o Leão de Prata da Bienal de Veneza. Em 2017, foi condecorada com o título de Cavaleiro das Artes e das Letras do Ministério da Cultura Francês.

Data

11, Março 2019

08, Abril

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

Júri Fernando Matos Oliveira, Magda Bizarro, Raquel Castro, Tiago Rodrigues

Parceiros do Projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (França)

Com o apoio de MiBAC – Direzione Generale Spettacolo dal Vivo – Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà (Itália)

Com a participação da Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (CFWB/Bélgica); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França); Universidade de Coimbra (Portugal)

Fotografia Bruno Simão

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Cinema à Segunda

A Portuguesa