11

Mar

08

Abr

Seg

Ver Preços

John McEnroe: O Domínio da Perfeição

Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral com Angélica Liddell

projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente, a École dês Maîtres conta, a partir de 2019, com o Teatro Nacional D. Maria II

ÉCOLE DES MAÎTRES 2019
Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral
com Angélica Liddel
curso Historia de la locura en la época clásica de Michel Foucault. El nervio del sapo
período de trabalho 23 agosto – 27 setembro 2019
prazo limite para candidatura 8 abril 2019
Projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos de formação teatral avançada,  a École des Maîtres conta a partir de 2019 com o Teatro Nacional D. Maria II como um dos seus organizadores. Esta edição decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar artistas europeus com idades entre os 24 e os 35 anos, oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional. A École de Maîtres é um projeto de formação teatral avançado idealizado por Franco Quadri em 1990.
A edição deste ano será orientada pela dramaturga, encenadora e atriz espanhola Angélica Liddell, terá início em Udine(23 de agosto a 7 de setembro de 2019) e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Roma (8 a 11 de setembro); Lisboa (12 a 15 de setembro); Coimbra (16 a 19 de setembro); Liège (20 a 23 de setembro) e Caen (24 a 27 de setembro). Para frequentar a École des Maîtres serão selecionados dezasseis atores (quatro atores/atrizes de cada país participante).
Durante o processo de trabalho a língua usada será maioritariamente o espanhol.
Audição
Numa primeira fase, serão pré-selecionados 30 candidatos, partindo da avaliação dos Curricula Vitae e Cartas de Motivação. O júri convocará os candidatos para a audição que está agendada para o dia 23 de abril no Teatro Nacional D. Maria II, informando sobre o material que deverão trazer preparado. As despesas com eventuais deslocações e alojamento deverão ser suportadas pelo candidato.
— Esta audição resultará na pré-seleção de 6 candidatos, que serão avaliados por Angélica Liddell, que selecionará os 4 participantes que irão fazer parte do projeto final desta edição da École des Maîtres.
— Aos 4 candidatos portugueses selecionados será assegurada a frequência gratuita no curso, estadia (alimentação e quarto duplo) e deslocações nos países em que se desenvolverá o projeto.

Requisitos

— Idade entre os 24 e os 35 anos (completos até 31.12.2019);
— Licenciatura em artes do espetáculo ou experiência profissional relevante nos últimos dois anos;
— Pelo menos dois anos de exercício da atividade profissional, além daqueles realizados na escola/academia;
— Não ter participado em edições anteriores da École des Maîtres, Projeto Thierry Salmon ou La Nouvelle École des Maîtes.
— Leitura do livro “História da Loucura na Idade Clássica” de Michel Foucault;
— Conhecimento de Língua Espanhola;
— Boa forma física;
— Disponibilidade para representar eventuais cenas de nudez e com conteúdo sexual.
Candidaturas
A candidatura deverá ser apresentada até ao dia 8 de abril obrigatoriamente através do email producao@tagv.uc.pt;
— Nome, morada, contacto e-mail e telemóvel;
— Currículo profissional detalhado;
— Máximo de 3 fotos com alta resolução em formato jpeg;
— Carta de Motivação;
• Declaração de compromisso para frequentar sem interrupções a École des Maîtres;
— Fotocópia legível de um documento de identificação.
Angélica Liddell fundou a Companhia Atra Bilis Teatro, em 1993, com a qual já criou mais de 25 espetáculos. Os seus textos já foram traduzidos para diferentes línguas, como francês, inglês, russo, alemão, português, polaco e grego. Foi distinguida com diversos prémios: Prémio de Dramaturgia Inovadora Casa de América (2003) com “Nubila Wahlheim”; Prémio SGAE de Teatro (2004), por “Mi relación con la comida”; Prémio Ojo Crítico Segundo Milenio (2005), em reconhecimento pelo seu percurso artístico; Prémio Notodo del Público ao Melhor Espetáculo (2007) com “Perro muerto en tintorería: los fuertes”; Prémios Valle Inclán de Teatro (2007), por “El año de Ricardo”; Accésit del Premio Lope de Veja (2007), com “Belgrado”; Prémio Sebatiá Gasch de Artes Parateatrales (2011) e Prémio Nacional de Literatura Dramática (2012), com “La casa de la fuerza”. No ano seguinte, recebeu o Leão de Prata da Bienal de Teatro de Veneza. O seu último espetáculo, “The Scarlet Letter”, estará em digressão em 2019 e 2020. Em 2012, ganhou o Prémio Nacional de Literatura Dramática, atribuído pelo Ministério da Cultura Espanhol, com “La casa de la fuerza” e, no ano seguinte, o Leão de Prata da Bienal de Veneza. Em 2017, foi condecorada com o título de Cavaleiro das Artes e das Letras do Ministério da Cultura Francês.

Data

11 - 08, Abril 2019

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

Júri Fernando Matos Oliveira, Magda Bizarro, Raquel Castro, Tiago Rodrigues

Parceiros do Projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (França)

Com o apoio de MiBAC – Direzione Generale Spettacolo dal Vivo – Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà (Itália)

Com a participação da Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (CFWB/Bélgica); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França); Universidade de Coimbra (Portugal)

Fotografia Bruno Simão