20

Mai

12

Jun

Qua

Ver Preços

Mão Morta (evento suspenso)

École des Maitres 2020

o projeto, em vez de contar com atores, passará a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido remotamente durante um ano, a partir de julho de 2020

Devido à emergência de saúde pública que atravessamos na Europa, a edição 2020 da École des Maîtres, tal como estava prevista, envolvendo atores profissionais com menos de 35 anos de Portugal, Bélgica, França e Itália, foi inevitavelmente cancelada pelos diversos parceiros. Tornou-se difícil imaginar a possibilidade de criar um curso por natureza itinerante, que envolvia trabalhar em quatro países europeus e que se baseava numa forte mobilidade de artistas e equipas, com momentos de trabalho, partilha de práticas e numerosas apresentações abertas ao público, em teatros de Udine, Roma, Lisboa, Coimbra, Bruxelas, Liège, Reims e Caen.

No entanto, a decisão de adiar a École des Maîtres, que contaria este ano com a direção do encenador argentino Claudio Tolcachir, é acompanhada pelo anúncio de um projeto alternativo, que será implementado desde já. Um projeto especial, projetado para se adaptar a este novo momento. A direção artística da École des Maîtres decidiu, então, reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição passará então a ser o dramaturgo italiano Davide Carnevali e o projeto, em vez de contar com atores, passará a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido remotamente durante um ano, a partir de julho de 2020.Para este curso, serão selecionados oito jovens dramaturgos, dois de cada país. Cada participante irá produzir um texto de literatura dramática, que será posteriormente traduzido para italiano, francês e português e apresentado nos diferentes países parceiros da École des Maîtres.École des Maîtres 2020

Com Davide Carnevali (Itália)
Curso A Palavra e o Corpo Ausente – Laboratório de dramaturgia em estado de exceção

Calendário do projeto
20 mai  12 jun 2020 Período para candidaturas
até 17 jul 2020 Comunicação dos dois selecionados
27 jul Primeiro encontro online com Davide Carnevali
ago 2020 — jun 2021 Duas reuniões mensais online, na primeira e terceira segunda-feira de cada mês. Consistirão em reuniões e debates coletivos e em tutorias pessoais, a pedido daqueles que necessitem.

Prevê-se uma reunião presencial com todos os participantes em local a indicar, nos dias:
16 — 18 out 2020
ou
15 — 17 jan 2021

01 mar 2021 Entrega de uma primeira versão completa, mas não definitiva, do texto, por cada um dos participantes.
até 14 jun 2021 Continuação do trabalho de escrita e encontros online com Davide Carnevali. A 14 de Junho, os oito jovens dramaturgos entregarão a versão final do texto para posterior tradução para as línguas Francesa, Italiana e Portuguesa.
Uma série de leituras encenadas dos textos estão previstas em cada um dos espaços parceiros num calendário ainda a definir.

Requisitos
 Idade entre os 24 e os 35 anos (nascidos entre 01/01/1985 e 31/12/1996);
— Pelo menos dois anos de exercício no campo da escrita para Teatro, demonstrados com pelo menos uma encenação profissional de um texto próprio;
— Não ter participado em edições anteriores da École des Maîtres.

Candidaturas
A candidatura deverá ser apresentada até ao dia 12 de junho obrigatoriamente através do email producao@tagv.uc.pt, contendo:
— Nome, morada, contacto e-mail e telemóvel;
— Currículo profissional detalhado;
— Cinco páginas de um texto do próprio, como prova da sua escrita;
— Uma nota de duas páginas sobre o tema do texto de Davide Carnevali “A emergência do teatro na época do coronavírus”;
— Declaração de compromisso para frequentar sem interrupções a École dês Maîtres;
— Fotocópia legível de um documento de identificação.

Júri
TNDM II — Tiago Rodrigues e Magda Bizarro
TAGV — Fernando Matos Oliveira e Mário Montenegro
Aos dois candidatos selecionados será atribuída uma bolsa de criação dramatúrgica no total de €2000 (dois mil euros)

Data

20 - 12, Junho 2020

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (França) Com o apoio MiBACT – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália) Com a participação Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (CFWB/Bélgica); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França); Universidade de Coimbra (Portugal)