03

Mai

03

May

Qui


21H30

DURAÇÃO


35 mi

Ver Preços

Clube de Leitura Teatral — Com Cláudia Lucas Chéu

Ciclo Música e Ciência: O Tempo e os Tempos da Sagração

A música desperta ideias e emoções que convidam ao silêncio de pensar

Por vezes, a Música desperta ideias e emoções que convidam ao silêncio de pensar. Torna-se então evidente que se trata de bastante mais do que uma inscrição passageira nas paisagens sonoras do dia a dia. Se recuarmos no tempo, até 1913, deparamo-nos com um panorama musical efervescente que, tal como em outras vertentes do conhecimento no mesmo período, incorporava novas formas de questionar e entender o Mundo.

Nesse sentido, é emblemático o exemplo da partitura musical que Stravinsky escreveu para o bailado A Sagração da Primavera. Assumia uma postura despojada e desafiante, projetando-se muito além do entretenimento ou da afetação sentimental. À repetição obstinada de acordes maciços e da imprevisibilidade rítmica, juntava uma intensidade física e emocional sem precedentes. Em rigor absoluto, não se pode afirmar que tal inquietação tenha mudado determinantemente o curso planetário. Porém, qual reagente atuando em meio favorável, compara-se às mais importantes descobertas científicas da época e que ainda hoje «ressoam» nas nossas vidas.

Data

03, Maio 2018

Horário

21H30

Duração

35 min. concerto + 30 min. conferência

Faixa etária

M/6

Preço

entrada gratuita

Local Auditório TAGV

Percussões da Metropolitana Igor Stravinsky A Sagração da Primavera 

Transcrição para orquestra de percussão Miguel Sobral Curado

Maestro Reinaldo Guerreiro

Orquestra de Percussão Andreu Rico, Eduardo Machado, Fernando Llopis, Gonçalo Martins, Gonçalo Reis, João Calado, João Brito, Madalena Rato, Marcelo Ricardo, Marco Fernandes, Paulo Amendoeira, Ricardo Mendes, Rodrigo Azevedo

O Tempo e os Tempos da Sagração Conferencista Carlos Fiolhais