
é um espetáculo sobre a memória de um passado futuro; texto premonitório de Edward Bond e que reganha hoje uma brutal atualidade. Afinal, o que acontece a um grupo de pessoas que sobrevivem dezassete anos depois de uma guerra nuclear?
Os das latas de conserva é um espetáculo sobre a memória de um passado futuro. Edward Bond (1934-2024), dramaturgo, poeta e argumentista britânico. Autor de muitas e importantes obras, entre elas a trilogia Peças de Guerra, sobre o depois de uma guerra nuclear, onde se inscreve esta “Os das latas de conserva”. Bond “poeta de uma época de crises”, o ensaísta que devolveu ao teatro a sua força subversiva e um dos primeiros a provar a Adorno que pode / deve haver poesia depois de Auschwitz, “o teatro contemporâneo é o que dá conta de dois acontecimentos – os campos de concentração e a bomba. Dramaturgo do pós holocausto e cidadão de Auschwitz, de Hiroshima e do mundo humano que que ainda está por construir, como afirma em Autobiografia. Estamos, com esta criação, no centro daquilo que podemos designar como exemplo paradigmático do MEDO que assola a Europa e o Mundo. A real possibilidade de uma guerra nuclear. Texto premonitório de Bond e que reganha hoje uma brutal atualidade. Afinal, que acontece a um grupo de pessoas que sobrevivem dezassete anos depois de uma guerra nuclear?”.
O Ciclo de Teatro e Artes Performativas — Mimesis inscreve-se na estratégia de programação cultural anual da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), que tem como objetivo valorizar a criação e a prática artísticas, promover a investigação especializada, aprofundar a formação e qualificação na área das artes e contribuir para a diversidade e qualidade da programação cultural, estimulando o diálogo entre a UC, a cidade, a região e o país. Este ciclo procura revigorar a centralidade histórica da UC nestes domínios de atuação artística, com destaque para a expressão dramática, robustecendo a sua presença em redes culturais mais amplas, em laboratórios artísticos e em iniciativas relevantes de reflexão estético-performativa.
— Delfim Leão Vice-reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra
Data
02, Maio 2025
Horário
21H30
Duração
1h30
Faixa etária
M14
Preço
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local TAGV
Texto Edward Bond
Tradução Silvia Brito
Dramaturgia e Encenação Rui Madeira
Figurinos Edward Bond
Tradução Manuela Bronze
Interpretação Sílvia Brito, Solange Sá, Valentina Picciau, Eduarda Filipa, Carlos Feio, Rogério Boane, André Laires
Espetáculo integrado no Mimesis — Ciclo de Teatro e Artes Performativas