22

Out

Ter


21H30

DURAÇÃO


1h34

Ver Preços

Re: Antígona

De Pedro Costa

Pedro Costa (1959) amplamente aclamado como o maior cineasta vivo em Portugal

Ossos
Com Vanda Duarte, Nuno Vaz, Isabel Ruth, Mariya Lipkina
Ossos é um drama minimalista que se desenrola no bairro crioulo Estrela d’África, em Lisboa. Tina dá à luz no hospital, regressa a casa e liga imediatamente o gás. O namorado de Tina, também ele adolescente, salva a criança, embrulha-a num saco de lixo e sai para a rua a pedir esmola. Depois de uma tentativa falhada de vender a criança, o rapaz deixa o bebé com uma enfermeira, e mais tarde com uma jovem prostituta. Enquanto isso, Tina e a sua melhor amiga, Clotilde, tentam recuperar a criança. O bebé sobreviverá. Com movimentos austeros, lentos e fatigados, os atores amadores de Costa mal demonstram emoções. São pessoas que foram derrotadas pela vida num mundo onde a única nota verdadeiramente calorosa e humana emerge da amizade entre Tina e Clotilde. Por outro lado, Costa é capaz de evocar emoções poderosas e convincentes, que obrigam o espectador a encarar o desespero de frente.
Duração aprox. 1h34
Origem Portugal, 1997
Festival de Veneza 1997 Seleção Oficial em Competição
Cópia digital restaurada
Em exclusivo no TAGV

As Filhas do Fogo De Pedro Costa
Com Alice Costa, Karyna Gomes, Elizabeth Pinard
Três irmãs são separadas pela erupção do vulcão do Pico do Fogo em Cabo Verde. Pedro Costa constroi um retrato penetrante dessas mulheres (interpretadas pelas cantoras Elizabeth Pinard, Alice Costa e Karyna Gomes) cujos rostos a erupção ilumina no seu canto pungente: um dia saberemos porque vivemos e porque sofremos.
Duração aprox. 9’
Origem Portugal, 2023
Festival de Cannes 2023 – Selecção Oficial Sessões Especiais
Em exclusivo no TAGV

Pedro Costa (1959) amplamente aclamado como o maior cineasta vivo em Portugal. Estudante de História na Universidade de Lisboa, abandonou os estudos para assistir às aulas do poeta e realizador António Reis na Escola de Cinema, onde acabou por ingressar, e logo trabalhou como assistente de realização de Jorge Silva Melo, Vítor Gonçalves e João Botelho. A sua primeira longa-metragem, O Sangue, teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em 1989, apresentando já o tom distintivo de uma obra marcada por uma atenção simultaneamente política e poética a vidas marginalizadas. O seu segundo filme, Casa de Lava (1994), rodado em Cabo-Verde, foi exibido no Festival de Cannes. Segue-se a célebre trilogia da Fontaínhas, composta por Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude em Marcha (2006), em que o cineasta retrata as vidas dos homens e mulheres – pessoas imigrantes, racializadas, pobres – que habitam esse bairro de Lisboa. Costa realizou ainda Onde Jaz O Teu Sorriso? (2002), onde acompanha o trabalho de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, e Ne Change Rien (2009), com a actriz Jeanne Balibar. Em 2012, integrou a longa-metragem colectiva Centro Histórico, a par de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismäki e Víctor Erice. Em 2014, Cavalo Dinheiro recebeu o Leopardo de Ouro para Melhor Realização no Festival de Locarno e, em 2019, Vitalina Varela recebeu o Leopardo de Ouro para Melhor Filme no mesmo festival.

Data

22, Outubro 2024

Horário

21H30

Duração

1h34 + 9 min.

Faixa etária

M16

Preço

€5

€3,5 < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV

Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis

 

Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 14h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados

Local TAGV

Em exclusivo no TAGV

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Laboratório LIPA

protocolos de convivialidade: performance, pedagogia e dissidências anticoloniais