Debate sobre práticas e filosofias do caminhar, com a participação comum de Duarte Belo (fotógrafo) e de João Luís Fernandes (geógrafo), aos quais se junta o viajante de longo curso André Rocha, gestor que percorreu toda a costa continental portuguesa. O trabalho de mapeamento fotográfico do espaço português de Duarte Belo deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.880.000 imagens. Da obra publicada destacam-se: Portugal — O Sabor da Terra (1997-1998), Portugal Património (2007-2008), Portugal Luz e Sombra (2012) e a trilogia composta por Caminhar Oblíquo, Depois da Estrada e Viagem Maior (2020). Tem trabalhado sobre nomes relevantes da cultura portuguesa, como Mário de Cesariny, Ruy Belo, Maria Gabriela Llansol ou Miguel Torga. É editor do blog Cidade Infinita. Expõe desde 1987 e participa regularmente em atividades pedagógicas, conferências e mesas redondas.
André Pinto Rocha, deu a última aula do semestre na universidade e no dia seguinte partiu para uma aventura de mais de 900km em que vai percorrer a pé o litoral português. Do GPS de André Rocha vai nascer uma rota pedestre que liga a costa portuguesa de lés-a-lés. Fundador do The Escapist, uma associação sem fins lucrativos focada em explorações e criador da Route 76.
“Andar a Pé. Walking on Sunshine” tem como ponto de partida o conceito de caminhada enquanto arte, vida e perceção. Com o objetivo de refletir sobre a relação do ser humano com o mundo através do movimento inerente ao ato de caminhar, as atividades previstas têm lugar em vários espaços da cidade de Coimbra, integrando diversas experiências de deslocação. Entre 2 e 16 de julho, sempre aos sábados, espetadores e participantes poderão assim deambular em modo Fluxus pelo espaço urbano, assistir à exibição de documentários sobre grandes caminhadas, participar num debate sobre práticas e filosofias do caminhar e ainda fazer parte dos percursos propostos pelos espetáculos “Os Filhos de Abel” de Patrícia Portela e pelo reencontro com a escrita de Henry Thoreau, em “Ergue-te”, segundo proposta da Companhia João Garcia Miguel. Este ciclo termina com um singular piquenique-concerto, com ambiente sonoro do músico Rafael Toral.
Data
09, Julho 2022
Horário
15H30
Duração
1h30
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada livre
Local auditório TAGV
moderação Fernando Matos Oliveira (TAGV/UC), Patrícia Portela (autora)
convidado/a André Pinto Rocha (criador do projeto The Escapist), Duarte Belo (Fotógrafo e autor de Caminhar Oblíquo), João Luís Fernandes (Geógrafo/FLUC)
debate integrado no ciclo Andar a Pé. Walking on Sunshine
curadoria Fernando Matos Oliveira, Patrícia Portela
produção Teatro Académico de Gil Vicente
fotografia Nuno Gomes, TAGV