23

Abr

21

Jun

Ter

Ver Preços

Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra

Belcanto de António Pedro Ferreira

exposição de fotografia de António Pedro Ferreira integrada no Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra, Festival Internacional de Fotojornalismo

Captadas num teatro de ópera, as imagens de “Belcanto” não fixam instantâneos de espetáculos nem ilustram poses. Não apresentam, representam. Pelo luxo elitista e a exuberância decorativa dos salões, nos bastidores desenfeitados, utilitários, onde a admirável vitalidade de elementos humanos e objetuais criam o que o público fruirá à vista, o artista espreita a surpresa e transmuta a evidência em desocultação.

António Pedro Ferreira ingressa em 1987 no jornal Expresso. É distinguido com o prémio Gazeta de Jornalismo em 1998 e, em 2000, com o do Clube Português de Imprensa.  Em 1984 expôs o seu trabalho sobre emigrantes no Centro Pompidou (Paris). Esse mesmo trabalho esteve exposto no Arquivo Municipal de Fotografia de Lisboa em 1996, e na galeria Kamerafoto em 2012. Em 2014 expôs na Casa Fernando Pessoa (Lisboa) a sua visão do Livro do Desassossego. Publicou dois livros: “Esta Lisboa” com Alice Vieira, e “Lava de Espera” com Fátima Maldonado.

 

No ano em que assinala o 10. aniversário, o Prémio Estação Imagem, tem palco em Coimbra, pela segunda vez consecutiva, a decorrer entre 23 de Abril e 21 de Junho e tendo a Câmara Municipal como entidade coorganizadora, o festival contempla um largo programa de exposições, conferências e oficinas, que, a par do único concurso da península ibérica dedicado ao fotojornalismo, afirmam a cidade como referência internacional no panorama da fotografia. Além do júri do concurso, que traz de novo até à cidade algumas das figuras de proa da cena mundial do fotojornalismo, também as conferências com João Silva, do The New York Times, e de Catalina Martin-Chico, que está duplamente nomeada para os World Press Photo deste ano, prometem um olhar muito especial sobre o programa que inclui ainda oito grandes exposições de fotojornalismo em outros tantos espaços da cidade.

Data

23, Abril 2019

21, Junho

Horário

Duração

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

Entrada livre

 

segunda a sexta 14h00 — 22h00

sábado 17h00 — 22h00

visita guiada pelo autor — 25 abril 19h30

Local Sala Branca TAGV

Exposição de fotografia de António Pedro Ferreira

Comissário Luís Vasconcelos

Integrada no Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra, Festival Internacional de Fotojornalismo

Júri edição de 2019 Stéphane Arnaud (Editor-chefe de Fotografia Internacional da AFP), Véronique de Viguerie (Vencedora do Visa d’Or 2018), George Steinmetz (Fotógrafo da National Geographic e Geo), Michael Kamber (Diretor do Bronx Documentary Center)

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Música

Anna St. Louis (EUA)