exposição de fotografia de António Pedro Ferreira integrada no Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra, Festival Internacional de Fotojornalismo
Captadas num teatro de ópera, as imagens de “Belcanto” não fixam instantâneos de espetáculos nem ilustram poses. Não apresentam, representam. Pelo luxo elitista e a exuberância decorativa dos salões, nos bastidores desenfeitados, utilitários, onde a admirável vitalidade de elementos humanos e objetuais criam o que o público fruirá à vista, o artista espreita a surpresa e transmuta a evidência em desocultação.
António Pedro Ferreira ingressa em 1987 no jornal Expresso. É distinguido com o prémio Gazeta de Jornalismo em 1998 e, em 2000, com o do Clube Português de Imprensa. Em 1984 expôs o seu trabalho sobre emigrantes no Centro Pompidou (Paris). Esse mesmo trabalho esteve exposto no Arquivo Municipal de Fotografia de Lisboa em 1996, e na galeria Kamerafoto em 2012. Em 2014 expôs na Casa Fernando Pessoa (Lisboa) a sua visão do Livro do Desassossego. Publicou dois livros: “Esta Lisboa” com Alice Vieira, e “Lava de Espera” com Fátima Maldonado.
No ano em que assinala o 10. aniversário, o Prémio Estação Imagem, tem palco em Coimbra, pela segunda vez consecutiva, a decorrer entre 23 de Abril e 21 de Junho e tendo a Câmara Municipal como entidade coorganizadora, o festival contempla um largo programa de exposições, conferências e oficinas, que, a par do único concurso da península ibérica dedicado ao fotojornalismo, afirmam a cidade como referência internacional no panorama da fotografia. Além do júri do concurso, que traz de novo até à cidade algumas das figuras de proa da cena mundial do fotojornalismo, também as conferências com João Silva, do The New York Times, e de Catalina Martin-Chico, que está duplamente nomeada para os World Press Photo deste ano, prometem um olhar muito especial sobre o programa que inclui ainda oito grandes exposições de fotojornalismo em outros tantos espaços da cidade.
Data
23 - 21, Junho 2019
Horário
—Duração
—
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
Entrada livre
segunda a sexta 14h00 — 22h00
sábado 17h00 — 22h00
visita guiada pelo autor — 25 abril 19h30
Local Sala Branca TAGV
Exposição de fotografia de António Pedro Ferreira
Comissário Luís Vasconcelos
Integrada no Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra, Festival Internacional de Fotojornalismo
Júri edição de 2019 Stéphane Arnaud (Editor-chefe de Fotografia Internacional da AFP), Véronique de Viguerie (Vencedora do Visa d’Or 2018), George Steinmetz (Fotógrafo da National Geographic e Geo), Michael Kamber (Diretor do Bronx Documentary Center)