27

Set

Sex


21H30

DURAÇÃO


2h00

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RE: Antígona

Teatro Praga

RE: Antígona mata a Antígona, de todas as formas que se lembrar, para lhe dar a morte a que nunca teve direito

A sério, estou morta. Estou mesmo morta.
Morta morta morta. Morta. Morri. Morta. Morri.
Absolutamente morta. Morta de morta.
Mortérrima. Morta morta morta

Antígona, imortalizada por Sófocles, tem sido ao longo de séculos protagonista de peças de teatro dramático, de Kleist a Anouilh, de Cocteau a Júlio Dantas ou António Pedro bem como uma inspiração artística, das artes visuais à opera, e filosófica (Heidegger, Steiner, Lacan, Butler, Zizek, Kilomba, Honegger, etc.). Carregada de metáforas e categorias, Antígona tem sido massacrada por conceitos portadores de ideias de “bem”, “justiça”, “emancipação”, “utopia” ou “desejo”. 

RE: Antígona é o oposto disso por não ser um desafio ao passado mas ao presente. Ou um reply a um passado feito de perguntas sem resposta, como uma troca de emails sem esperança de retorno. Um espetáculo que não procura produzir nada, mas que marca presença, satura e desconcerta, para irritar. Quer isto dizer que RE: Antígona reage à alegoria ou à captura da figura de Antígona para proveito das atualizações, mas também que responde a uma Arte das “mensagens” e do “sobre” pedindo um tempinho para estar sem ser.
RE: Antígona mata a Antígona, de todas as formas que se lembrar, para lhe dar a morte a que nunca teve direito.

 

O Teatro Praga (1995) assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Como a cada espetáculo, ou dia, é outra coisa, costuma responder à pergunta sobre quem é com uma reformulação da pergunta. Ainda assim, o Teatro Praga regozija-se com a ordem estabelecida e olha para as variações imprevisíveis a que se sujeita como um modo de alargar o conceito de previsibilidade. Colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países europeus (Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca e Polónia), em Israel e na China.

Data

27, Setembro 2024

Horário

21H30

Duração

2h00

Faixa etária

M16

Preço

€7

€5 < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV

 

TAGV Early Birds / Desconto 50% aplicável em 10 espetáculos e 10 sessões de cinema até dezembro 2024. A campanha está em vigor de 9 a 20 de setembro e os bilhetes com este desconto só poderão ser adquiridos na Bilheteira TAGV/presencial

 

Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis

Local TAGV

Um espetáculo Teatro Praga

Criação André e. Teodósio, J. M. Vieira Mendes

Interpretação André e. Teodósio, Inês Vaz, Maria João Vaz, Paula Diogo, Paulo Pascoal 

Cenografia Tiago Alexandre

Desenho de luz Joana Mário

Desenho de som Miguel Lucas Mendes

Produção executiva Rita Pessoa

Direção de produção Teresa Miguel

Coprodução Teatro Nacional S. João, Fundação Centro Cultural de Belém

 

Apresentações

19 — 22 set Teatro Carlos Alberto, Porto

27 set TAGV, Coimbra

4 a 6 out CCB, Lisboa

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Música

Imersão/Improvisação