REENACT NOW é um projeto de investigação do Visões Úteis, que toma emprestado, no título, a urgência gritada pelos Living Theatre
Um ano depois de um inesquecível Dia Mundial do Teatro – passado entre TEUC e TAGV, num ajuste de contas com a censura do Estado Novo – as Edições Afrontamento lançam, com apoio do CEIS20, o segundo número de uma coleção que pretende refletir acerca do que já se fez e projetar o que ainda pode ser feito.
REENACT NOW pretende, numa lógica de prática enquanto investigação, desenvolver reconstituições de espetáculos estreados nos últimos 50 anos. A atividade filia-se no campo dos Reenactment Studies, um campo normalmente associado aos Estudos da Performance, e que poderemos traduzir por “Estudos da Reconstituição”, enfim o estudo de situações em que se tenta que aconteça outra vez o que já aconteceu, tal como é comum em muitos rituais.
A mais recente edição decorreu em 2025, dirigida por Joana Ferrajão, aluna da Universidade de Coimbra, a partir do arquivo do TEUC, e foi dedicada a um espetáculo de 1969, A Ilha dos Escravos.
Data
12, Março 2026
Horário
18H00
Duração
1h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
entrada livre
Local Café Teatro
Edição Afrontamento
Apresentação Carlos Costa, Fernando Matos Oliveira, Joana Ferrajão, Manuel Ferreira
Com apoio do CEIS20 — Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra
Textos de Fernando Matos Oliveira, Maria Vitória do Valle Pereira, Carlos Costa, Joana Ferrajão, André Marcos Heitor, Daniela Fernandes, Manuel Ferreira
Fotografia João Duarte