01

Ago

30

Ago

Seg

Ver Preços

Coletiva Performática Efêmera

Residência Artística

uma experimentação sobre o corpo e o modo como o (re)conhecemos

endoxa: contorno do interior  é uma experimentação sobre o corpo e o modo como o (re)conhecemos. Partindo de uma percepção comum do corpo e do seu imaginário, da procura do autoconhecimento e de extrapolar os limites dessa percepção individual e coletiva, propomos definir, apresentando-o na práxis, o que vem a ser o corpo-consciência

A residência tem como objetivo principal atualizar dois conceitos: o corpo próprio refletido a partir de Jean-Luc Nancy (2002) e a consciência do corpo, a partir de José Gil (2018), e construir outro conceito, nomeado de corpo-consciência. Este, por sua vez, deriva da definição da palavra “consciência” de John Locke (1632 – 1704), ou seja a percepção daquilo que perpassa na mente humana, e, é atualizado por António Damásio (2020), como o enriquecimento da mente pela apropriação e reflexão de certos conteúdos. Este projeto pretende não só sistematizar uma ideia do corpo conectada com a noção de endoxa, isto é, da percepção comum de que temos um corpo, como pretende também uma desconstrução dessa mesma crença, examinando-lhe outras possibilidades ou contradições de base social e cultural. A pesquisa fornecerá dados para o projeto de doutoramento da performer Marissel Marques, intitulado “Estados Alterados do Corpo nas Artes Performativas”.

F. Direito é Osteopata, Professor de Dança desde 2010 e foi Professor Convidado, em 2015, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, onde foi Licenciado no mesmo curso. Possui Mestrado em Biocinética e Graduação em Gestão Desportiva. Experiente coreógrafo e diretor de cena. Tem artigos publicados dentro do ramo bioquímico associado à parte desportiva. Tem interesse pelo conhecimento do corpo humano e pretende, no futuro, trabalhar e aprofundar-se nas áreas relacionadas às artes do movimento associadas à tecnologia.

João do Vale é Artista Visual e Professor Convidado de Arte Moderna e Desenho na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. É Mestre e Doutor em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi bolseiro de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2010 e 2014. Foi visiting researcher no Warburg Institute de Londres durante o Outono de 2012. Tem livros editados entre ensaio e poesia. O seu trabalho pictórico faz convergir a abstração e a figuração dentro dos temas a que recorre: o retrato, a paisagem e a natureza-morta. Realiza exposições desde 2006 e é responsável pela editora Fogo do Céu.

Marissel Marques (ssel_marques_ª) é uma performer em metamorfose. Graduada e licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Possui Mestrado Interdisciplinar pela Universidade Federal do ABC, Brasil. É doutoranda no curso Estudos Contemporâneos, do Centro de Estudos Interdisciplinares, que integra o Instituto de Investigação Interdisciplinar, da Universidade de Coimbra. Foi Diretora artística dos 3 atos performáticos realizados no âmbito da residência artística demiurga, sediado pelo Centro Cultural Penedo da Saudade, do Instituto Politécnico de Coimbra, em 2021.

Data

01 - 30, Agosto 2022

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

estreia absoluta endoxa: contorno do interior 29 setembro 11h00, TAGV

pelo Coletiva Performática Efêmera

interpretação Corpo caos, F. Direito, João do Vale, ssel_ marques_ª

consultora Filipa Araújo

trilha sonora cartas@todocanto

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Teatro

A Invenção do Nordeste