
o colóquio Teatro e Práticas Documentais estabelece um diálogo com a programação do Teatro Académico de Gil Vicente que, ao longo de 2025 e 2026, inclui várias propostas que incluem metodologias desta natureza
A pesquisa documental tem dado corpo a um discurso artÃstico que tenta lidar com a brutalidade do real. Com a recolha e análise de documentos, materiais históricos artÃsticos e entrevistas, o teatro tem proposto não só momentos de confronto com as memórias coletiva e individual, mas também, olhares urgentes sobre a atualidade. Neste processo, as histórias cruzam-se com a prática artÃstica, contribuindo para compreensão da malha cultural e para a abertura a novas possibilidades de criação.
O colóquio Teatro e Práticas Documentais estabelece um diálogo com a programação do Teatro Académico de Gil Vicente que, ao longo de 2025 e 2026, inclui várias propostas que incluem metodologias desta natureza. Este encontro é um momento interdisciplinar que explora a investigação em arquivo e diversas práticas de pesquisa documental, explorando as suas relações e tensões com as práticas artÃsticas. O encontro reúne dramaturgos, encenadores, investigadores e artistas, num debate crÃtico sobre a prática e a investigação e a integração de novas metodologias e perspetivas.
Cada orador(a) terá aproximadamente 20 minutos para apresentar uma comunicação focada na sua experiência de pesquisa e criação, seguindo-se um momento final de troca de ideias. A moderação ficará a cargo de SÃlvio Correia Santos, diretor do Teatro Académico de Gil Vicente.
Data
20, Maio 2025
Horário
14H30
Duração
3h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
entrada livre
Bilheteira /Â atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local TAGV
Participação André Amálio (Hotel Europa), Catarina Saraiva (Linha de Fuga), Joana Craveiro (Teatro do Vestido), Joana Ferrajão (Visões Úteis), Ricardo Correia (Encenador)
Moderador SÃlvio Correia Santos
Produção Teatro Académico de Gil Vicente, LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas ArtÃsticas da Universidade de Coimbra
Fotografia Cláudia Morais