Na kal lingu ke n na kanta storias ke n kontado?
Na kal lingu ke n na skirbi ña diklarasons di amor?
Em que língua vamos contar as histórias que nos foram contadas?
Em que língua escrever uma declaração de amor?
Centro histórico de Lisboa, Bairro das Colónias. Pelas 7 da tarde, do terceiro até ao meu quinto andar, ressoa pelo prédio um som regular, sempre igual, como o bater do coração. Fatumata e Aissato, mãe e primogénita de uma numerosa família originária da Guiné-Bissau, dialogam sobre o amor e a felicidade. No suceder de uma carta de amor, um poema, um conto e uma reza, as palavras transitam de uma língua para a outra, de uma interlocutora e de uma voz para a outra, criando ligações.
Luciana Fina é cineasta e artista visual. No seu trabalho interroga e desafia as relações entre a linguagem cinematográfica e a arte contemporânea, as práticas interculturais e performativas. O cinema migra para novos espaços e expande as suas possibilidades, configurando novas relações com o tempo, o movimento e o espetador. Em causa está o poder da representação e um gesto que remete sempre para lá da própria imagem, para um todo de que faz parte. A noção de gesto e a performatividade da imagem são centrais na investigação e na prática artística que a cineasta propõe partilhar durante o seminário.
O TAGV associa-se a uma nova iniciativa na cidade, Linha de Fuga – Festival e Laboratório internacional de criação artística. Durante todo o mês de novembro, esta iniciativa dispersa-se pela cidade com espetáculos, performances, instalações e filmes todos os fins de semana. Em paralelo à programação, Linha de Fuga reúne em Coimbra 20 artistas oriundos de distintos países e disciplinas artísticas num laboratório de criação que tem como intenção a produção e troca de conhecimento através de práticas artísticas.
Data
12, Novembro 2018
Horário
21H30
Duração
1h00
Faixa etária
M/12
Preço
€4
€3 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias
Local Auditório TAGV
Com Fatumata, Aissato Baldé
Origem Portugal, 2016
Documentário integrado na Programação de Linha de Fuga – laboratório e festival de Artes Performativas e no Ciclo Cinema à Segunda
Conversa pós-filme com Luciana Fina (realizadora), José Maçãs de Carvalho (Colégio das Artes da UC) e Sérgio Dias Branco (Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da UC)