Jorge Palinhos é escritor e dramaturgo e o seu trabalho já foi apresentado ou publicado em Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Grécia, Países Baixos, Sérvia, Suíça e Estados Unidos da América
“… e se houver uma questão subterrânea, subjacente, raiz comum a estas sete peças de Jorge Palinhos, talvez seja: por que motivo uma campa é um buraco tão difícil de tapar – se as vozes são evanescentes, solitárias, tão frágeis e desprotegidas?” in Posfácio, Pedro Eiras
Jorge Palinhos (1977) é escritor e dramaturgo. O seu trabalho já foi apresentado ou publicado em Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Grécia, Países Baixos, Sérvia, Suíça e Estados Unidos da América. Colaborou com numerosas companhias de teatro portuguesas e estrangeiras, e com publicações como os jornais Público e Grande Porto, as revistas Bang, núa, Sinais de Cena, entre outros. Recebeu o Prémio Miguel Rovisco, o Prémio Manuel-Deniz Jacinto e foi nomeado para o prémio António José da Silva. Gosta de mochilas, fruta de época e duelos de esgrima.
Guillermo Heras (1952) ator, diretor do Grupo Tábano (1974 – 1983) e Director do Centro Nacional de Novas Tendências Cénicas (1983 – 1993), conjugou estas atividades com mais de 50 participações em espetáculos profissionais como ator e dramaturgo. Trabalhou textos de Koltés, Pasolini, Nieva, Del Amo, Lorca, Shakespeare, Berkoff, Belbel, Mayorga, Ares, Rodrigo García, Sirera, Brecht, J. R. Fernández, Magua, Moreira da Silva, Bergamín, Sarah Kane, Durringer, Calderón.
Diretor e editor das coleções teatrais “Nuevo Teatro Español”, “Nueva Escena”, “Teatro Español Contemporáneo” e “Teatro Americano Actual”. Autor de diversos livros teóricos e várias obras dramáticas.
Recebeu o Prémio Nacional de Teatro em 1994 e o Prémio Lorca de Teatro em 1997. Dirigiu em Viana do Castelo “Cartas de Amor a Stalin” de Juan Mayorga, autor com que tem trabalhado regularmente nomeadamente na América do Sul.
A coleção Dramaturgia da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) acolhe alguns dos textos para teatro associados às atividades desenvolvidas no âmbito do TAGV/Laboratório LIPA. Com esta coleção a IUC pretende contribuir para a afirmação de novos autores e promover a escrita para teatro em Portugal. Os volumes editados em parceria com o TAGV/Laboratório LIPA encontram-se também para venda no Teatro Académico de Gil Vicente.
Apresentação online Sala Zoom
Data
14, Julho 2021
Horário
18H00
Duração
1h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
acesso livre
Local online
Título Uma Campa é um Buraco Difícil de Tapar e Outros Textos Autor Jorge Palinhos Posfácio Pedro Eiras Apresentação do livro (online) por Guillermo Heras Coleção Dramaturgia Laboratório LIPA, Imprensa da Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente Editora Imprensa da Universidade de Coimbra Apresentação online Sala Zoom