29

Mar

Sex


22H00

DURAÇÃO


1h10

Ver Preços

John McEnroe: O Domínio da Perfeição

De Nassim Soleimanpour, com Miguel Loureiro

faz parte das regras do jogo que cada performer que execute o espetáculo não conheça o texto até ao momento em que, já em frente ao público, este lhe é entregue

Impedido de sair do seu país, o dramaturgo iraniano escreveu um texto que pudesse ter a circulação que a ele lhe estava vedada. O resultado é um monólogo que não precisa de cenário, figurinos, ou elenco. Aliás, não pode ser ensaiado. Faz parte das regras do jogo que cada performer que execute o espetáculo não conheça o texto até ao momento em que, já em frente ao público, este lhe é entregue. O projecto foi estreado em 2011 no Edinburgh and Clubbed Thumb’s Summerworks festivals. Foi apresentado em Portugal pela mala voadora em 2018 no seu espaço, no Porto. O END acolhe agora o texto de Nassim Soleimanpour regressa ao palco, para uma apresentação única que encerrará o Festival.

 

Nassim Soleimanpour é um artista de teatro multidisciplinar, natural de Teerão. Os seus textos estão traduzidos em 20 línguas. A sua obra mais conhecida, “White Rabbit, Red Rabbit”, foi concebida para viajar pelo mundo quando Nassim se encontrava interdito de sair do Irão. O seu trabalho foi distinguido com prémios como o Dublin Fringe Festival Best New Performance, Summerworks Outstanding New Performance Text Award e The Arches Brick Award (Edinburgh Fringe). Coproduzido pelo Bush Theatre, o espetáculo conta com a participação do autor em palco.

2019 assinala a 4ª edição do Festival bianual Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END), que se junta novamente ao Teatro Académico de Gil Vicente, em articulação com outras estruturas culturais da cidade de Coimbra, para pensar e divulgar a criação de novos textos para palco. O Festival END apresenta, durante 3 dias, alguma da mais recente produção de dramaturgia em Portugal, respeitando a diversidade estética dos seus autores e convocando outros lugares onde também reside a literatura, como a performance ou a dança. A presente edição continua assim a dar conta e interrogar as várias dimensões da literatura nas artes do palco.

Data

29, Março 2019

Horário

22H00

Duração

1h10

Faixa etária

M/12

Preço

€5

Local Auditório TAGV (lotação limitada)

Texto original Nassim Soleimanpour

Interpretação Miguel Loureiro

Fotografia Hilde Vanstraelen

Coprodução END Festival Encontros de Novas Dramaturgias TAGV, Colectivo 84

Espetáculo integrado no Ciclo Ida&Volta procura juntar autores que abordam – cada um a partir dos seus territórios – a ideia de viagem e de fronteira, num largo triângulo que desenha a sua geometria e geopolítica entre Portugal, o Brasil e o Irão