
laboratório facilitado por Paula Pinto e Fehras Publishing Practices, em colaboração com Xavier de Sousa. Foca-se na partilha coletiva de processos de interpretação de arquivos, tanto como prática de escrita reflexiva/crítica, como processo performativo transnacional
Integrado na programação do Festival e Laboratório Linha de Fuga 2025, pretende-se explorar as interseções entre arquivo e a reflexão crítica, propondo pensar o corpo em contexto de performance e as possibilidades de tridimensionalidade do arquivo. O que significa relacionar artes efémeras com práticas de arquivo e quais as formas possíveis de o fazer? Desde duas perspectivas distintas, aborda-se uma visão crítica sobre o significado do arquivo nas artes performativas.
Performingborders é uma plataforma de investigação curatorial e partilha de conhecimento, que explora as relações entre performance, o espaço digital e as noções e experiências vividas de fronteiras interseccionais. Gerido por Xavier de Sousa e Anahí Saraiva Herrera, performingborders tem desenvolvido o projeto Live Art Writers Network (LAWN), que visa abrir espaços, programar residências, coprodução e publicação de comissões de escrita experimental, crítica e reflexiva em diálogo com a performance e live art.
Fehras Publishing Practices. A Fehras Publishing Practices foi cofundada em 2015, em Berlim. Somos um coletivo de trabalhadores culturais que detém capital emocional, sabedoria ancestral e lealdade aos nossos antepassados. O nosso trabalho envolve vários métodos participativos e produções artísticas, com foco na relação entre a publicação e a construção da história. Examinamos o papel da publicação como ferramenta para combater a dominação cultural, bem como um meio de promover a solidariedade e desconstruir o poder colonial. A Fehras funciona como um observatório de estratégias e práticas editoriais em relação às transformações geopolíticas do sudoeste da Ásia e do Norte de África. A Fehras Publishing Practices inclui Kenan Darwich, Nancy Naser Al Deen, Sama Ahmadi e Sami Rustom.
Concebido e desenvolvido em colaboração com a equipa de Linha de Fuga, apresentamos uma nova edição do projeto Live Art Writers Network que propõe um programa de acompanhamento híbrido do festival, convidando artistas locais e internacionais a criar arquivos de experiências e conexões a partir da programação, abrir espaços de partilha e conversa, e laboratórios de desenvolvimento de práticas de escrita crítica e reflexiva.
Data
28, Novembro 2025
Horário
17H00, 20H00
Duração
3h00
Faixa etária
para artistas, autores, críticos e demais interessados cujas práticas exploram a escrita sobre artes performativas, tanto de forma tradicional como experimental
Preço
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local Casa da Cidadania da Língua
Live Art Writers Network x Linha de Fuga 2025 é uma colaboração entre performingborders e Festival Linha de Fuga, no âmbito da coprodução com o TAGV/LIPA, com o apoio de Royal School of Speech & Drama – University of London (Londres, RU) e Associação Azul (Montemor-o-Velho, PT)