
o "mundo de Vieira": genialidade, ritmo, cor, formas desafiantes.Evocações por artistas, historiadores, galeristas, poetas, escritores, gente da cultura
Zéfiro — Partindo de uma encomenda sobre um trajeto, e de uma conversa com Cláudio Torres que então dirigia o centro arqueológico de Mértola, Zéfiro é um filme que parte de Lisboa, a última das cidades mediterrâneas, condenada ao Atlântico pelo largo estuário do Tejo que a separa da outra margem, rumo aos sabores, aos cheiros e às temperaturas quentes do Sul, lugar mítico e de refúgio, um Sul marinheiro ao qual não falta Corto Maltese, um Sul dos povos que aí se sucederam ou coexistiram.
Ma Femme Chamada Bicho — José Álvaro Morais filmou Vieira e Arpad na casa e estúdio em Yèvre-le-Chatel e captou a magia que havia entre os dois, a maneira como se respeitavam, como intervinham, ou não, no trabalho um do outro, num filme que vai sendo construído como quem pinta uma tela. Participam também, entre outros, Cesariny, Sophia e Agustina.
Um retrato da mulher-pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-92), pelo olhar surpreendente de Arpad Szenes. Relação vivida a dois – uma proteção mútua, salvaguardando imaginários próprios, criativamente diferentes, apesar dos pontos de interpenetração. A câmara à superfície das telas, além do mero itinerário visual. O “mundo de Vieira”: genialidade, ritmo, cor, formas desafiantes.Evocações por artistas, historiadores, galeristas, poetas, escritores, gente da cultura.
— Medeia Filmes
Foi o primeiro realizador português a vencer o Leopardo de Ouro, prémio máximo do festival de Locarno, em 1987, com a sua primeira longa, O Bobo, filme mítico e fundacional. No início do ano, o festival de Roterdão exibiu a nova cópia restaurada na secção Cinema Regained. A sua obra é uma das mais ricas e mais originais da história do cinema português. Roubado prematuramente à vida quando tudo parecia finalmente encaminhar-se para filmar com mais regularidade, depois do encontro com o produtor Paulo Branco em Peixe Lua (2000), José Álvaro Morais desaparecia precocemente, aos 60 anos, no início de 2004, pouco depois da estreia de Quaresma (2003).
Os seus filmes foram recentemente restaurados pela Cinemateca Portuguesa e é altura de resgatar para as salas de cinema essa obra extraordinária, para que novos espectadores possam vê-la, tesouro redivivo a descobrir e discutir.
Data
27, Maio 2025
Horário
18H30
Duração
48 min. + 1h20
Faixa etária
M12
Preço
€6
€4
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local TAGV
Zéfiro
Origem Portugal, 1993
Com Paula Guedes, Inês de Medeiros, Paulo Pires, Luis Miguel Cintra
Ma Femme Chamada Bicho
Origem Portugal, 1978
Com Maria Helena Vieira da Silva, Árpád Szenes
Ciclo José Álvaro Morais
Cópia digital restaurada