23

Out

24

Out

Sáb

Dom

Ver Preços

École des Maîtres 2020/21 (BE, FR, IT, PT)

Leituras Encenadas por Ricardo Correia e Mário Montenegro

em 2021, sob a direção do escritor italiano Davide Carnevali, oito jovens autores europeus trabalharam na criação de peças num programa de oficina itinerante; as leituras são seguidas de uma conversa com os autores e parceiros da École des Maîtres

Em 2020, o curso internacional de aperfeiçoamento teatral École des Maîtres configurou-se como uma exceção em tempos de exceção. Pela primeira vez, a École des Maîtres não se dirigiu a atrizes/atores, mas a dramaturgas/os, aproveitando a ocasião para refletir sobre a relação entre a escrita e a vida. Oito jovens dramaturgas/os provenientes da Bélgica, França, Itália e Portugal juntaram-se num Laboratório de Dramaturgia, orientado por Davide Carnevali. Desse Laboratório, resultaram oito textos que são agora levados a cena através de leituras encenadas, coordenadas por Ricardo Correia e Mário Montenegro. Em vários espaços, apresentamos os textos de Adèle Gascuel, Cécile Hupin, Liv Ferracchiati e Mariana Ferreira. Nestes dois dias, no Teatro Nacional D. Maria II, são apresentados os textos de Brune Bazin, Francesco Alberici, Jean D’Amérique e Raquel S.

O curso itinerante europeu faz uma digressão europeia de apresentação dos textos dos oito alunos dramaturgos, começando no Festival de Avignon, com Leituras Encenadas nos dias 15, 16 e 17 de julho, no âmbito dos Recontres d ‘ été em La Chartreuse, Villeneuve lez Avignon.

A partir de setembro, a École des Maîtres fará uma etapa em Roma (12 de setembro, Short Theatre), Caen (20 e 21 de setembro, Comédie de Caen), Reims, (24 e 25 de setembro – Comedie de Reims), Liège, (5 a 8 de outubro, Théâtre de Liège), Lisboa, (23 e 24 de outubro, Teatro Nacional D. Maria II), Coimbra (23 e 24 de outubro, Teatro Académico de Gil Vicente).

A decisão de adiar a École des Maîtres, que contaria no ano de 2020 com a direção do encenador argentino Claudio Tolcachir, é acompanhada pelo anúncio de um projeto alternativo, implementado desde julho de 2020. Um projeto especial, projetado para se adaptar a este novo momento. A direção artística da École des Maîtres decidiu reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição é o dramaturgo italiano Davide Carnevali e o projeto, em vez de contar com atores, passa a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido online durante um ano, de julho de 2020 a junho de 2021.

Para este curso, cada participante – dois de cada país – produz um texto de literatura dramática, que será posteriormente traduzido para italiano, francês, português e apresentado nos diferentes países parceiros da École des Maîtres.

A École des Maîtres, projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos, conta a partir de 2019 com o Teatro Nacional D. Maria II como um dos seus organizadores.

Data

23, Outubro 2021

24, Outubro 2021

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

entrada gratuita lotação limitada

encenadores convidados Ricardo Correia, Mário Montenegro

textos de Adèle Gascuel, Cécile Hupin, Liv Ferracchiati, Mariana Ferreira

curso École des Maîtres 2020/21 A Palavra e o Corpo Ausente – Laboratório de Dramaturgia em Estado de Exceção

com Davide Carnevali (IT)

parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (IT), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (BE), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (PY), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (FR)

com o apoio MiBACT – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (IT)

com a participação Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (IT); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (BE); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (FRa); Universidade de Coimbra (PT)

apresentação do livro/textos École des Maîtres, co-edição Laboratório LIPA/Teatro Académico de Gil Vicente, Imprensa da Universidade de Coimbra, Teatro Nacional D. Maria II

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Cinema à Segunda

Paraíso