em 2021, sob a direção do dramaturgo italiano Davide Carnevali, oito jovens autores europeus trabalharam na criação de peças num programa de oficina itinerante
Em 2020, o curso internacional de aperfeiçoamento teatral École des Maîtres configurou-se como uma exceção em tempos de exceção. Pela primeira vez, a École des Maîtres não se dirigiu a atrizes/atores, mas a dramaturgas/os, aproveitando a ocasião para refletir sobre a relação entre a escrita e a vida. Oito jovens dramaturgas/os provenientes da Bélgica, França, Itália e Portugal juntaram-se num Laboratório de Dramaturgia, orientado por Davide Carnevali. Desse Laboratório, resultaram oito textos que são agora levados a cena através de leituras encenadas, coordenadas por Ricardo Correia e Mário Montenegro. Em vários espaços, apresentamos os textos de Adèle Gascuel, Cécile Hupin, Liv Ferracchiati e Mariana Ferreira. Nestes dois dias, no Teatro Nacional D. Maria II, são apresentados os textos de Brune Bazin, Francesco Alberici, Jean D’Amérique e Raquel S.
O curso itinerante europeu faz uma digressão europeia de apresentação dos textos dos oito alunos dramaturgos, começando no Festival de Avignon, com Leituras Encenadas nos dias 15, 16 e 17 de julho, no âmbito dos Recontres d ‘ été em La Chartreuse, Villeneuve lez Avignon.
A partir de setembro, a École des Maîtres fará uma etapa em Roma (12 de setembro, Short Theatre), Caen (20 e 21 de setembro, Comédie de Caen), Reims, (24 e 25 de setembro – Comedie de Reims), Liège, (5 a 8 de outubro, Théâtre de Liège), Lisboa, (23 e 24 de outubro, Teatro Nacional D. Maria II), Coimbra (23 e 24 de outubro, Teatro Académico de Gil Vicente).
A decisão de adiar a École des Maîtres, que contaria no ano de 2020 com a direção do encenador argentino Claudio Tolcachir, é acompanhada pelo anúncio de um projeto alternativo, implementado desde julho de 2020. Um projeto especial, projetado para se adaptar a este novo momento. A direção artÃstica da École des Maîtres decidiu reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição é o dramaturgo italiano Davide Carnevali e o projeto, em vez de contar com atores, passa a envolver oito jovens dramaturgos dos paÃses parceiros, sendo desenvolvido online durante um ano, de julho de 2020 a junho de 2021.
Para este curso, cada participante – dois de cada paÃs – produz um texto de literatura dramática, que será posteriormente traduzido para italiano, francês, português e apresentado nos diferentes paÃses parceiros da École des Maîtres.
A École des Maîtres, projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos, conta a partir de 2019 com o Teatro Nacional D. Maria II como um dos seus organizadores.
23 outÂ
11h00 Estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Une histoire naturelle/Uma História Natural
De Cécile Hupin
Leitura encenada por Mário Montenegro
Leitor/a Helena Faria, Joana Ferrajão, José Geraldo, Nuno Geraldo
12h00 Estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Apresentação do livro A Palavra e o Corpo Ausente — Laboratório de Dramaturgia em Estado de Exceção
15h30 Cena Lusófona – Sala Brincante
Dopo la fine del mondo/Depois do Fim do Mundo
De Liv Ferracchiati
Leitura encenada por Ricardo Correia
Leitor/a Ana Teresa Santos, Ricardo Correia, Teosson Chau
24 out Teatro Académico de Gil Vicente
15h00Â Et cetera, Et cetera
De Mariana Ferreira
Leitura encenada por Ricardo Correia
Leitor/a Mariana Ferreira, Ana Teresa Santos, Eva Freire Tiago, Matilde Martinho, Teosson Chau
17h00Â La Faille/A Fenda
De Adèle Gascuel
Leitura encenada por Mário Montenegro
Leitor/a Joana Ferrajão, Nuno Geraldo, Pedro Lamas
Data
23, Outubro 2021
24, Outubro 2021
Horário
11H00, 12H00, 15H30
15H00, 17H00
Duração
—
Faixa etária
—
Preço
entrada gratuita lotação limitada
reserva de lugar bilheteira@tagv.uc.pt
encenadores convidados Ricardo Correia, Mário Montenegro
textos de Adèle Gascuel, Cécile Hupin, Liv Ferracchiati, Mariana Ferreira
curso École des Maîtres 2020/21 A Palavra e o Corpo Ausente – Laboratório de Dramaturgia em Estado de Exceção
com Davide Carnevali (IT)
parceiros do projeto e direção artÃstica CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (IT), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (BE), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (PY), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (FR)
com o apoio MiBACT – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà , Fondazione Friuli (IT)
com a participação Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (IT); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (BE); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (FRa); Universidade de Coimbra (PT)
apresentação do livro/textos École des Maîtres, co-edição Laboratório LIPA/Teatro Académico de Gil Vicente, Imprensa da Universidade de Coimbra, Teatro Nacional D. Maria II
fotografia Cláudia Morais