a primeira peça tem lugar na época da troika, quando uma atriz se despede dos palcos para sempre. A segunda na época da geringonça
Estas duas peças têm em comum a figura de uma atriz que fala ao público sobre as suas condições de trabalho, cruzando a vida artística e profissional com a vida coletiva e nacional. A primeira peça tem lugar na época da troika, quando uma atriz se despede dos palcos para sempre. A segunda na época da geringonça, quando uma outra atriz faz audições para um espetáculo que vai produzir e dirigir. “Cassandra de Balaclava” (ou Cassandra Passa-Montanhas) nasceu da frustração com a falta de relevância do teatro na vida pública portuguesa. “Dormir em Pé” nasceu da revolta contra a exploração dos trabalhadores precários, entre os quais se contam os artistas de teatro.
Jorge Louraço Figueira escreveu as peças “À Espera de Beckett” e “A Grande Guerra do Patoá”, entre outras. É coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE, e foi crítico de teatro do Público e dramaturgo residente no Teatrão. É o convidado do Clube de Leitura Teatral, iniciativa que junta mensalmente o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, com leituras informais dedicadas a textos de um autor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
07, Janeiro 2020
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada gratuita
Inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com
Local TAGV
Textos “Cassandra de Balaclava” (2013), “Dormir em Pé” (2019) de Jorge Louraço Figueira Leitura dirigida por Jorge Louraço Figueira Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (TAGV) Coprodução A Escola da Noite, TAGV Iniciativa integrada no LIPA — Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas Fotografia Cláudia Morais