24
25

Jan

Qui


18H30
21H30

Ver Preços

CineEco

Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

a extensão a Coimbra do único festival de cinema ambiental em Portugal, e um dos festivais de cinema sobre ambiente mais antigos do mundo, com as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais

qui 24 18h30

Macoconi – As Raízes dos Nossos Filhos/Macoconi-the roots of our children De Fábio Ribeiro

Com a segunda maior área de mangal de África, Moçambique assiste agora à extração dos seus recursos. Esta destruição começa a ter impacto no clima e na subsistência das famílias que sempre usaram o mangal.

Origem Moçambique, 2017 Duração aprox. 35 min

 

Construindo Pontes/Building Bridges De Heloísa Passos

Heloisa ganha de presente uma coleção de filmes em Super-8 com imagens das “Sete Quedas”, paraíso natural destruído no início dos anos 80 para a construção da maior  barragem hidroelétrica do mundo. Falar sobre a construção da usina, realizada no auge do regime militar brasileiro, desperta recordações.

Origem Brasil, 2017 Duração aprox. 1h10

 

qui 24 21h30

Nove Meses de Inverno e Três de Inferno/Nine Months of Winter and Three of Hell De João Pedro Marnoto

Tomando partido numa expressão popular oriunda do Douro e Trás-os-Montes, é uma viagem entre as gentes enraizadas na terra que lhes sustenta a fome e devotas na fé que lhes aponta os céus, numa reflexão sobre a condição humana assente sobre três vértices: a relação com a Terra, a Fé e o Progresso.

Origem Portugal, 2018 Duração aprox. 1h35

Competição Longas Língua Portuguesa CineEco 2018

Conversa pós-filme com Helena Freitas, Professora da Universidade de Coimbra e Diretora do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC

 

sex 25 18h30

O Homem de Trás-os-Montes/The Man of Trás-os-Montes De Miguel Moraes Cabral

Apaixonado por Trás-os-Montes e inspirado pelo seu guia de Portugal, Miguel procura histórias para realizar o seu filme documental. Um dia, a aparição de um homem montado num burro vai mudar o seu destino.

Origem Portugal, 2017 Duração aprox. 30 min

Competição Curtas Língua Portuguesa CineEco 2018

 

Muito Além da Fordlândia/Beyond Fordlandia De Marcos Colón

Um relato ambiental 90 anos após o fracasso de Henry Ford na Amazónia, que deixou terras devastadas e uma cidade fantasma de sonhos destruídos. Em 1927, a Ford Motor Company tentou estabelecer plantações de seringueiras no rio Tapajós, um afluente primário do Amazonas, mas apesar do pioneirismo da Ford, o projeto fracassou. O filme traça paralelos com a era Ford ao abordar a recente transição da fracassada borracha para o cultivo bem-sucedido da soja para exportação, destacando as implicações devastadoras para a terra amazónica e para o seu povo.

Origem, EUA, Brasil, 2017 Duração aprox. 1h15

Competição Internacional Longas CineEco 2018

 

sex 25 21h30

O Cremoso Musgo/The Creamy Cheesy Meatful De Johannes Broux

Como seria a mudança climática na perspetiva de uma planta de musgo? Ao contrário do que pode pensar do título em inglês, este filme não é uma glorificação visual da carne ou uma comédia ligeira. Pelo contrário, nesta curta-metragem experimental, o realizador apresenta-nos uma narrativa contemplativa e, visualmente, deslumbrante sobre o declínio, sobre como a nossa pegada ecológica pode deixar traços profundos na natureza. Equilibrando entre a estética macro e a microscópica, Johannes Broux procurou uma linguagem visual única para expressar sua consciência ambiental.

Origem Bélgica, 2017 Duração aprox. 20 min

 

Didi Contractor – Casando a Terra com a Arquitetura/Didi Contractor–Marrying the Earth to the Building De Steffi Giaracuni

Nas últimas duas décadas, Didi Contractor tem implementado, com paixão, as suas visões arquitetónicas no noroeste da Índia, no Vale do Kangra, nas colinas dos Himalaias, combinando as tradições rurais com os materiais modernos. Este documentário poético apresenta-nos as suas criações: casas construídas de barro, bambu, ardósia e pedra de rio, em homenagem ao seu ambiente natural. Aos 86 anos de idade, a arquiteta Didi Contractor persegue a sua visão, trabalhando dia e noite, sonhando com os seus projetos e projetando os seus sonhos.

Origem Suíça, Alemanha, 2017 Duração aprox 1h20

Competição Internacional Longas CineEco 2018

Conversa pós-filme com  João Paulo Cardielos, Arquiteto

Data

24, Janeiro 2019

25, Janeiro

Horário

18H30
21H30

Duração

Faixa etária

M/12

Preço

entrada gratuita

Local auditório TAGV

Produção TAGV, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Centro de Ecologia Funcional da FCTUC

Extensão CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Conversa pós-filmes

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Exposição

Dar a Volta ao Sol