o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
Com sessões mensais, desafiamos quem tiver curiosidade e vontade de ler textos para Teatro, criando assim uma comunidade de leitores que se reúne para partilhar um texto à volta de uma mesa, no palco ou em espaços inusitados do Teatro Académico de Gil Vicente ou do Teatro da Cerca de São Bernardo.
Igor Lebreaud é ator e trabalha desde 2009 com A Escola da Noite, tendo integrado o elenco dos espetáculos “Atravessando as palavras há restos de luz” (2009, enc. António Augusto Barros); “Este Oeste Éden” (2009, encenação de Sílvia Brito); “1.José”, “2.Rubem”, “3.Fonseca” (2010, enc. António Augusto Barros); “Noite de amores efémeros” (2010, enc. Sofia Lobo); “Teatro Menor” (2011, enc. António Augusto Barros); “Santíssima Apunhalada”, que codirigiu com Miguel Magalhães (2012); “Novas diretrizes em tempos de paz” (2013, enc. António Augusto Barros); “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres” (2014, enc. António Augusto Barros), “A Canoa” (2015, enc. Cándido Pazó), “Embarcação do Inferno” (2016, enc. António Augusto Barros e José Russo) e “Cinzas…” (2018, enc. Rogério de Carvalho), entre outros.
Mário Bortolotto (Londrina, 29 de setembro de 1962) é ator, dramaturgo e compositor brasileiro. Vive em São Paulo, onde dirige o Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis. “Nossa Vida não Vale um Chevrolet” (Prémio Shell em 2000) é um dos seus textos mais emblemáticos. Fiel à estética de contracultura do autor, a acção decorre no submundo brasileiro dos anos 70. Nesse universo de prostituição, assaltos e lutas de rua, quatro irmãos têm de lidar com a morte do pai – um ladrão de automóveis – e com as respetivas consequências.
Data
11, Janeiro 2022
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
inscrição gratuita para leitor/a clube.leitura.teatral@gmail.com
entrada gratuita para público em geral
Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início
+ info bilheteira@tagv.uc.pt
Local TAGV
leitura dirigida Igor Lebreaud
texto “Nossa Vida não Vale um Chevrolet” de Mário Bortolotto
ciclo Dramaturgia Brasileira
coordenação António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente
no âmbito Laboratório LIPA
fotografia Cláudia Morais (Clube de Leitura Teatral)