o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
Matéi Visniec (Roménia, 1956) encontra na literatura um espaço de liberdade: Kafka, Dostoievski, Camus, Beckett, Ionesco, Lautréamont. Ama os surrealistas, os dadaístas, os discursos fantásticos, o teatro do absurdo e do grotesco, a poesia onírica e mesmo o teatro realista anglo-saxão.
Estudante de Filosofia em Bucareste, torna-se na chamada “geração de 1980”, que baralhou a paisagem poética e literária da Roménia da época. Acredita na resistência cultural e na capacidade da literatura para demolir o totalitarismo. Acredita sobretudo que o teatro e a poesia podem denunciar a manipulação das pessoas através das “grandes ideias”. Afirma-se na Roménia com a sua poesia refinada, lúcida, escrita com amargura. Começa a escrever teatro em 1977: as suas peças circulam abundantemente no meio literário, mas a sua subida ao palco é proibida.
Neste momento, Matéi Visniec conta com numerosas criações em França. Cerca de 30 das suas peças escritas em francês estão editadas. Esteve em cartaz em cerca de 30 países, como Itália, Grã-Bretanha, Polónia, Turquia, Suécia, Alemanha, Israel, Estados Unidos Canadá, Japão, Brasil e Portugal.
Tornou-se, desde 1992, um dos autores mais representados no Festival Off de Avignon com cerca de 40 criações. Em Paris as suas peças foram representadas em vários teatros. Na Roménia, depois da queda de Ceausescu, Matéi Visniec tornou-se o autor dramático vivo mais representado.
Recebeu em 2018, pelo conjunto da sua obra, a distinção de Chevalier des Arts e des Lettres, atribuída pelo Governo da França. Entre outros prémios, recebeu: o Prémio Jean-Monnet da Literatura Europeia 2016; o Prémio Europeu 2009 da SACD; o Prémio Coup de Coeur (imprensa) Festival Off de Avignon 2009, pela peça “A palavra Progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa”; o Prémio Coup du Coeur (imprensa) Festival Off de Avignon 2008, pela peça “Os desvãos Cioran ou Mansarda em Paris com vista para a morte”.
Em Portugal, as suas peças têm sido apresentadas por companhias como A Escola da Noite (“Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, “Palhaço velho, precisa-se” e “A mulher como campo de batalha”), Companhia de Teatro de Almada, Teatro Extremo e A Bruxa Teatro, entre outras.
O Clube de Leitura Teatral abre espaço para encontros com os convidados em formato de masterclass. Uma oportunidade única para conhecer melhor o percurso dos convidados/as do Clube de Leitura Teatral, projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
05, Abril 2022
06, Abril 2022
Horário
18H30
11H00
Duração
1h30 (leitura) 1h00 (masterclass)
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada livre (lotação limitada)
inscrição gratuita para leitoras/es e masterclass clube.leitura.teatral@gmail.com
Local Sala Brincante da Cena Lusófona
textos/peças de Matéi Visniec (fragmentos)
ciclo Dramaturgos ao Poder
coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente
iniciativa integrada no Laboratório LIPA
fotografia Cláudia Morais