ciclo Sentimentos Públicos promove o debate sobre os sentimentos públicos dominantes num tempo de cicatrizes pandémicas com uma guerra na Europa em pano de fundo
No auge da pandemia de Covid19 em 2020 e 2021, o Reino Unido foi sujeito a uma série de restrições e confinamentos. O período foi marcado por dois surtos de revolta e protestos públicos não relacionados com a própria pandemia. O primeiro foi uma resposta ao Global do movimento Black Lives Matter ao assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, em que se assistiu a protestos contra a violência racial no Reino Unido. O segundo, após a violação e assassinato de uma jovem, Sarah Everard, por um agente da polícia, gerou protestos contra violência e opressão contra as mulheres. Além de envolver demonstrações inusitadas de sentimentos públicos num contexto britânico, e num momento de grande incerteza social, ambos desencadearam uma série de discussões amargas em torno de questões raciais e de género em relação à violência e ao poder. Nesse contexto, falamos de três performances que surgiram desde o levantamento das restrições à Covid19 – “Samskara” de Lanre Malalou, “White Sun” de Will Dickie e “Traplord” de Ivan Michael Blackstock.
Martin Welton (Queen Mary University of London) centra a sua investigação no movimento e nos sentidos na estética da performance contemporânea. Coeditor do próximo Routledge Handbook of Ambiance and Atmospheres. Além dos trabalhos publicados, investiga a estética sensorial na prática, em colaboração com artistas profissionais fora da academia, incluindo VOID, uma instalação ambisónica com o teatro RIFT em 2018.
Data
07, Junho 2022
Horário
16H30
Duração
2h00
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada livre
+ info e inscrição producao@tagv.uc.pt
Local Anfiteatro 3 Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
conferência com Martin Welton (UK)
ciclo Sentimentos Públicos
curadoria Ana Pais
ciclo integrado no Laboratório LIPA